Quatro cidades da Paraíba foram oficialmente declaradas em situação de emergência devido à estiagem pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com a formalização realizada por meio da Defesa Civil Nacional. Esta declaração foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (27).
Os municípios de Catolé da Rocha, Lastro, Pocinhos e Quixabá foram incluídos nesta situação emergencial reconhecida pelo Governo Federal.
Com esta medida, essas cidades poderão solicitar ajuda financeira federal para mitigar os impactos da estiagem na população local. Os fundos serão destinados, principalmente, para a compra de água, aluguel de caminhões-pipa e fornecimento de cestas básicas.
Os municípios em situação de emergência têm a possibilidade de requisitar recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional revisa as solicitações e, após a aprovação, uma nova portaria é publicada no DOU informando o valor dos recursos a serem liberados.