Neste sábado (31), a Polícia Civil da Paraíba e do Rio Grande do Norte realizaram a “Operação Ecos da Vingança” no município de Cuité, interior da Paraíba, resultando na prisão de um homem de 24 anos. Ele é suspeito de ter cometido o homicídio de João Vitor Bento da Costa, conhecido como “Vaqueiro”, de 19 anos.
O crime aconteceu durante uma vaquejada em Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, no dia 28 de janeiro de 2024. O acusado estava foragido há mais de seis meses, mas foi localizado na cidade de Cuité através das investigações. A 13ª Delegacia Seccional da Polícia Civil (DSPC), com o apoio do Grupo Tático Especial, fez diligências no local, encontrou o suspeito e cumpriu um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão domiciliar.
Duplo assassinato
O caso ganhou mais notoriedade após o duplo assassinato de Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, e de sua advogada, Brenda Oliveira, de 26 anos, ocorrido em 30 de janeiro em Santo Antônio. Janielson, suspeito do homicídio de João Vitor, foi morto junto com sua advogada após uma oitiva na delegacia. As investigações indicam que o duplo homicídio foi motivado por vingança e planejado por familiares e amigos do “Vaqueiro”.
Em 30 de abril de 2024, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), lançou a “Operação Jus Puniendi”, resultando na prisão de oito pessoas ligadas a um grupo de extermínio na região, incluindo um policial militar da ativa. A operação também resultou na apreensão de um vasto arsenal com o PM.
Operação Ecos da Vingança
O nome “Operação Ecos da Vingança” faz referência ao duplo homicídio que atingiu duas vítimas inocentes, evidenciando a busca por justiça.