Search
Close this search box.

Publicidade

Campanha está arrecadando brinquedos e lápis de cor para brinquedoteca do HU

Doações devem ser feitas no 4º andar, no horário das 7h às 17h

Foto: Reprodução
Compartilhe:

A Brinquedoteca do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, deu início a uma campanha para arrecadar brinquedos e lápis de cor. A iniciativa visa reforçar o acervo da unidade, além da distribuição de parte dos itens às crianças hospitalizadas no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

As doações devem ser feitas na própria Brinquedoteca, localizada no 4º andar, no horário das 7h às 17h durante os meses de setembro e outubro. Os materiais podem ser novos ou usados desde que estejam em boas condições. “A ideia é arrecadarmos brinquedos fabricados com material de fácil higienização, então não podemos receber nada de pelúcia ou de pano/tecido e afins. Também estamos recebendo lápis de cor de todos os tipos, como de madeira e de cera, preferencialmente novos”, destacou a terapeuta ocupacional Larissa Porfírio Carvalho.

Continua Depois da Publicidade

Estudos mostram que a atividade lúdica pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar a resposta imunológica e acelerar o processo de cura. Larissa acrescenta que o atendimento na brinquedoteca tem impacto positivo no processo de recuperação das crianças hospitalizadas. “A brinquedoteca oferece às crianças a oportunidade de se desconectar, ainda que por alguns momentos, da rotina hospitalar e dos tratamentos médicos, permitindo que elas vivam uma experiência de normalidade e bem-estar”, disse.

Atendimento lúdico e humanizado

A Brinquedoteca do Hospital Universitário Lauro Wanderley tem como objetivo disponibilizar um ambiente de cuidado e acolhimento para as crianças hospitalizadas no hospital-escola da UFPB. O serviço é essencial para auxiliar as crianças a lidarem com os desafios da internação hospitalar.

“É muito mais do que um espaço de diversão; é um ambiente cuidadosamente planejado para proporcionar acolhimento e apoio emocional às crianças que estão passando pelo

processo de hospitalização. Esse serviço é essencial para ajudar as crianças a enfrentarem o momento delicado de estar longe de casa, em meio a tratamentos médicos que podem ser desafiadores e, muitas vezes, assustadores”, explicou Larissa Carvalho.

Ao chegar na brinquedoteca, a criança é acolhida por profissionais treinados para entender e responder às demandas emocionais dos pequenos pacientes. As atividades são planejadas para estimular a criatividade, a socialização e o desenvolvimento cognitivo, respeitando os limites e as condições de saúde de cada criança.

Compartilhe: