A jornalista Cláudia Carvalho foi alvo de ataques nas redes sociais após publicar uma série de vídeos ironizando propostas inusitadas de candidatos nas eleições municipais. Em uma das postagens, Cláudia destacou a proposta de um candidato a vereador de João Pessoa, que afirmava ter a capacidade de conversar com animais, narrando sua habilidade de interpretar o “idioma canino”. A publicação gerou uma série de xingamentos nas redes sociais, especialmente após a jornalista criticar e ironizar a proposta em vídeo.
Em resposta às críticas, Cláudia se manifestou ao vivo, na rádio 103.3 FM, defendendo o seu direito à liberdade de expressão: “É uma característica muito minha a ironia, o humor, e na rede social a gente tem que se pautar pelas métricas. Textos ou reflexões, vídeos com análises não repercutem tanto. As pessoas não estão tão interessadas em política, então a gente oferece aquilo que o público aceita. Eu estava com esse post exercitando minha liberdade de expressão e não será uma atitude de desconhecimento, de desrespeito e de violência que vai fazer eu mudar quem eu sou”, declarou a comunicadora.
Diante dos ataques, a senadora Daniella Ribeiro emitiu uma nota de apoio à jornalista, nesta sexta-feira(13), repudiando os comentários ofensivos. Na nota, a senadora destacou que a sociedade não deve tolerar atitudes que visam diminuir as mulheres, especialmente no espaço público. Daniella reiterou que, embora a divergência de opiniões seja parte fundamental da democracia, os ataques pessoais, especialmente aqueles focados na aparência, são desrespeitosos e podem configurar crime
A parlamentar reafirmou seu compromisso com a defesa das mulheres e sua luta contra injustiças como a enfrentada por Cláudia Carvalho, ressaltando o profissionalismo da jornalista e seu histórico de contribuição ao jornalismo sério e voltado ao interesse social.
NOTA
“A senadora Daniella Ribeiro repudia os ataques sofridos pela jornalista Cláudia Carvalho, em suas redes sociais, após postagem de um determinado vídeo no qual expôs sua opinião como profissional de imprensa que é.
A senadora Daniella destaca que a sociedade “não deve, jamais, em hipótese alguma, admitir ou normalizar ataques que venham diminuir a mulher, seja em qualquer área”.
Uma coisa é atacar argumentos e ter opiniões diferentes, isso é salutar e faz parte da democracia que vivemos. Outra coisa é tecer comentários sobre a aparência de uma mulher com o claro intuito de diminui-la.
Frases com natureza de ataque pessoal são grosseiras, desrespeitosas e covardes. Dependendo do contexto, também podem configurar crime.
A senadora Daniella ratifica seu integral apoio à causa de defesa das mulheres e se junta a cada uma delas para combater injustiças como a sofrida por Cláudia Carvalho, jornalista de conduta ilibada e de competência inquestionável, que tem em seu currículo uma história de jornalismo sério e comprometido com o social.
Paraíba, 13 de setembro de 2024.”