A jornalista e escritora campinense Waleska Barbosa será homenageada nesta quinta-feira pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A sessão especial, proposta pelo deputado Gabriel Magno, será realizada no plenário da casa parlamentar por ocasião dos 45 anos de fundação do Sindicato dos Escritores do DF.
Na ocasião, será entregue uma Moção de Louvor a alguns autores do Distrito Federal, dentre eles, a campinense Waleska Barbosa. Há vários anos radicada em Brasília, a escritora é filha dos ex-vereadores campinenses Manoel Barbosa e Maria Barbosa.
SOBRE ELA
Waleska desde 2000 mora em Brasília-DF. Na cidade, escreveu crônicas diárias para o jornal Tribuna do Brasil. Em 2017, criou o blog www.umpordiawb.com.br. É colunista da revista Armazém na Estrada.
Ela colaborou com os projetos Mães que escrevem e Bora Cronicar. Teve textos publicados pela revista LiteraLivre e em coletâneas como o Livro das Marias e Elas e as Letras – Insubmissão Ancestral, na qual foi autora convidada.
Publicou poema na Revista Mahin, Ano 2, Número 3 (Editora Malê). Que o nosso olhar não se acostume às ausências, de crônicas, é seu livro de estreia, lançado em 2019, em edição independente e relançado pela editora Arolê Cultural, em maio de 2021. Com ele, participou da programação da Câmara Brasileira do. Livro, na Feira do Livro de Frankfurt, em 2019, a convite do Projeto Sara e Sua Turma. No mesmo ano, lançou a obra na Câmara dos Deputados, a convite da Comissão Organizadora do Novembro Negro e na Feira Literária de Campina Grande.
Está com o próximo livro, Ipês não são domesticáveis, com prefácio de Tom Farias e Jullyany Mucury, no prelo. Waleska Apresenta o programa Quilombo de Wal, na TV Comunitária de Brasília. Idealizou o Julho das Pretas que Escrevem no DF, que já realizou três encontros anuais, dois deles compondo a programação do Festival Latinidades.