A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (26), uma operação em São Bento, no Sertão da Paraíba, com o objetivo de combater crimes eleitorais. Foram cumpridos 22 mandatos de busca e apreensão como parte da Operação “Coactum”, que investiga os crimes de captação de sufrágio (compra de votos) e aliciamento violento de eleitores (novo voto de cabresto).
De acordo com as investigações, o grupo suspeito utilizou o controle territorial para influenciar o resultado das eleições, praticando crimes como associação criminosa e intimidação de candidatos. A organização forçou os cidadãos, por meio de ameaças e violência, a votar em candidatos por eles indicados, criando um clima de medo na comunidade.
As ações de hoje buscaram reunir mais provas que confirmassem a atuação criminosa do grupo, eventualmente responsabilizando os envolvidos. Entre o material apreendido, havia diversas armas, incluindo uma artilharia calibre .40, pistolas 9mm e .380, além de documentos e aparelhos celulares relacionados à investigação.
Durante as buscas, duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de armas de uso restrito. Os presos e os itens apreendidos foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Patos, onde seguem as investigações.