O juiz Rúsio Lima de Melo, da 69ª Zona Eleitoral, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a mobilização de tropas federais para as cidades de São Bento e Paulista, no Sertão. O pedido foi feito um dia após a Polícia Federal iniciar uma operação para combater a compra de votos e o constrangimento de eleitores em São Bento.
No despacho, o magistrado destaca a existência de um “clima de tensão” na localidade, tornando necessário o reforço na segurança. “Esse pedido visa a garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, protegendo o direito de cada cidadão exercer seu voto sem interferências de qualquer ordem”, explicou.
O caso
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), uma operação na cidade de São Bento, no Sertão paraibano, visando combater a compra de votos e o aliciamento violento de eleitores nas eleições deste ano.
Os investigados estariam exercendo controle sobre a cidade, influenciando o pleito eleitoral por meio da formação de associações criminosas e utilizando a violência para coagir eleitores, além de outras práticas que ainda podem ser confirmadas.
Muitos dos envolvidos possuem um extenso histórico criminal, incluindo crimes violentos.
Recentemente, o TSE permitiu a atuação de tropas federais nos municípios paraibanos de Cabedelo, Bayeux, Fagundes e Itabaiana.