Search
Close this search box.

Publicidade

Mais de 500 mil contribuintes recebem último lote de restituição do IRPF 2024

Receita Federal desembolsará R$ 1,03 bilhão, com o pagamento feito ao longo do dia na conta bancária ou chave Pix informada na declaração.

Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil.
Compartilhe:

Nesta segunda-feira (30), 511.025 contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) até setembro receberão o último lote de restituição de 2024. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores, incluindo cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul. A Receita Federal desembolsará R$ 1,03 bilhão, com o pagamento feito ao longo do dia na conta bancária ou chave Pix informada na declaração.

Do total, 40% do valor será destinado a contribuintes com preferência no reembolso. Entre os prioritários, 201.381 contribuintes informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou usaram a declaração pré-preenchida, critério que garante prioridade desde o ano passado.

Continua Depois da Publicidade

Outros 106.289 contribuintes, que não informaram a chave Pix nem se enquadram nas categorias de prioridade legal, também serão contemplados. O lote inclui ainda 86.570 contribuintes do Rio Grande do Sul, 75.686 pessoas com idade entre 60 e 79 anos, 23.180 cuja principal fonte de renda seja o magistério, 11.188 idosos acima de 80 anos e 6.731 contribuintes com deficiência ou moléstia grave.

Contribuintes do Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração até setembro foram incluídos nas prioridades, devido às enchentes de abril e maio. A consulta à restituição pode ser feita no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, é possível consultar o extrato da declaração no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora. A Receita informou que 1,47 milhão de declarações foram incluídas na malha fina este ano.

Se a restituição não for depositada, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco. Após um ano, a restituição deverá ser solicitada no e-CAC.

Compartilhe: