O avião presidencial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou em segurança no aeroporto da Cidade do México na noite desta terça-feira (1º) após um problema técnico verificado após a decolagem. O piloto foi orientando a dar voltas no ar por mais de 4 horas para poder aterrissar com o tanque de combustível mais leve.
Dezesseis pessoas estavam no avião, entre autoridades, como ministros, e a tripulação. O presidente Lula participou na Cidade do México da posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Uma das hipóteses do problema técnico, e que precisa ser confirmada, é a de que um pássaro teria colidido com a turbina do avião presidencial. O problema teria sido resolvido ainda no ar.
Casos
No mês de janeiro, o avião presidencial que transportava a equipe da segurança do presidente Lula apresentou uma pane em Campina Grande, na Paraíba. Devido ao problema, a aeronave não conseguiu decolar.
No dia 4 de fevereiro, o avião presidencial precisou interromper a decolagem no Aeroporto de Congonhas durante o retorno de Lula para Brasília após agenda em São Paulo.
O governo ainda não confirmou se a aeronave é a mesma que apresentou problema nesta terça.
O presidente e toda a comitiva passam bem, apesar do susto. Lula viajará com a equipe de volta ao Brasil no avião reserva, que voa sempre exatamente para substituir o principal em caso de necessidade.