Search
Close this search box.

Publicidade

Boca de urna, comícios e alto-falantes: entenda o que é proibido no dia das eleições

Entre essas regras está a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos dentro das cabines de votação

Foto: Antonio Augusto / ASCOM / TSE.
Compartilhe:

Neste domingo (6), eleitores de todo o Brasil irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Para garantir que o processo eleitoral seja justo e seguro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece uma série de regras que devem ser seguidas rigorosamente.

Entre essas regras está a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos dentro das cabines de votação. Caso o eleitor seja flagrado utilizando um aparelho, seu voto poderá ser anulado, além de a pessoa ser denunciada às autoridades competentes.

Continua Depois da Publicidade

A prática da boca de urna, ou seja, a tentativa de influenciar eleitores nas proximidades dos locais de votação, é estritamente proibida. Quem for pego praticando essa ação pode ser punido com multa de até R$ 15 mil e até mesmo com prisão de seis meses a um ano.

Além disso, o uso de alto-falantes, realização de comícios, carreatas e a aglomeração de pessoas vestindo roupas ou portando acessórios que identifiquem um candidato, partido ou coligação são proibidos. As manifestações políticas no dia da eleição devem ser individuais e não coletivas.

O horário de votação será das 9h às 17h, seguindo o Horário de Brasília (DF). A apuração e divulgação dos resultados terão início logo após o encerramento da votação, às 17h, nos portais da Justiça Eleitoral.

Compartilhe: