Nesta quinta-feira (17), será possível observar a maior superlua do ano. O fenômeno ocorre quando a Lua está no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, fazendo com que o satélite pareça maior e mais brilhante no céu. Nesta data, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra, enquanto a distância média costuma ser de aproximadamente 384.400 quilômetros.
A Lua Cheia ocorre quando o Sol e a Lua se alinham em lados opostos da Terra, iluminando toda a face visível do satélite. Embora a superlua pareça maior aos nossos olhos, o tamanho real da Lua não muda. A impressão de maior tamanho é devido à diferença de ângulo em que é observada.
A superlua de agosto foi a primeira de 2024, e a última do ano está prevista para 15 de novembro. A superlua de hoje será a mais próxima da Terra em 2024, proporcionando um espetáculo natural.
Para quem deseja admirar a superlua com mais clareza, recomenda-se ir a regiões afastadas dos centros urbanos, onde a poluição luminosa é menor e a visualização se torna mais nítida e impressionante.