A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na noite desta segunda-feira (4), um homem suspeito de participar do assalto à estação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), ocorrido na noite da última quarta-feira (30).
A prisão, realizada pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), é a primeira relacionada ao caso. De acordo com a polícia, imagens de câmeras de segurança da área e de regiões próximas devem auxiliar nas investigações. A Polícia Civil segue em busca de identificar outros envolvidos no crime.
Uma coletiva de imprensa está marcada para às 10h desta terça-feira (5), quando a polícia dará mais detalhes sobre a prisão e o andamento das investigações.
Relembre o caso
A Cagepa informou que, na noite de quarta-feira (30), criminosos invadiram a Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame, que é responsável por uma parte significativa do abastecimento da Região Metropolitana de João Pessoa, a exemplo da própria Capital, Cabedelo e Conde. Durante a ação, os assaltantes renderam os funcionários e roubaram cabos essenciais para o funcionamento da unidade.
Segundo a companhia, a equipe de manutenção da estação foi rendida por um grupo de oito a dez ladrões, que chegaram em um caminhão usado para transportar os itens roubados. Os homens estavam em busca de cabos devido ao alto valor do cobre no mercado clandestino.
A Cagepa deu início ao reabastecimento gradual nesta sexta-feira (1°) após cerca de 700 mil pessoas ficarem sem água devido ao roubo. Ao todo, 80% de João Pessoa e a toda área do Conde e Cabedelo foram afetados.
A Cagepa calcula um prejuízo de R$ 180 mil apenas com o valor do cobre furtado. Além disso, a paralisação do sistema de abastecimento causou uma perda de cerca de R$ 1,7 milhão em arrecadação para a companhia.