O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), foi reeleito por unanimidade nesta terça-feira (26) para comandar a Casa no biênio 2025-2026. “Voto com a consciência tranquila de que, ao longo do nosso biênio anterior, pude dar o meu melhor para construir um parlamento mais justo, transparente e comprometido com o povo paraibano”, disse Galdino.
A votação ocorreu após a aprovação de um projeto de resolução que antecipou a data da eleição, em conformidade com uma nova orientação do Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão do STF determinou que as eleições para o segundo biênio das Mesas Diretoras estaduais sejam realizadas apenas após outubro do ano anterior ao início do mandato. Dessa forma, a Paraíba ajustou seu calendário eleitoral e apenas uma chapa foi registrada, liderada pelo atual presidente da Casa, Adriano Galdino, que buscou reeleger-se para mais um mandato.
Galdino foi eleito em fevereiro de 2023 para o mesmo período, mas optou por convocar uma nova votação para cumprir a orientação do STF, mesmo sem uma decisão específica sobre a ALPB.
Em fevereiro do ano passado, a Assembleia Legislativa empossou os 36 deputados eleitos, e, no mesmo dia, realizou a Sessão Preparatória para a eleição e posse dos membros da Mesa Diretora para os biênios 2023-2024 e 2025-2026.
Confira a composição da Mesa Diretora do segundo biênio (2025-2026):
- Presidente: Adriano Galdino
- 1º Vice-presidente: Felipe Leitão
- 2ª Vice-presidente: Cida Ramos
- 3º Vice-presidente: Taciano Diniz
- 4º Vice-presidente: Caio Roberto
- 1º Secretário: Tovar Correia Lima
- 2º Secretário: Eduardo Carneiro
- 3º Secretário: Anderson Monteiro
- 4º Secretário: Jane Panta
- 1º Suplente: Sargento Neto
- 2º Suplente: Galego Souza
- 3º Suplente: Eduardo Brito
- 4º Suplente: Júnior Araújo
- Corregedor Parlamentar: Wallber Virgolino
- 1º Corregedor: Branco Mendes
- 2º Corregedor: Jutay Meneses
- 3º Corregedor: George Morais