A chuva de granizo registrada em Piancó, município do Sertão paraibano, pode voltar a acontecer nos próximos dias no estado. A explicação foi dada ao Portal Pop Notícias pela meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Ao Pop Notícias, Marle explicou que a chuva de granizo foi formada no interior de nuvens altas de tempestade, chamadas cumulonimbus. O granizo caiu do céu durante uma forte chuva que atingiu cidades do Sertão na noite dessa quarta-feira (4).
Segundo Marle, a tempestade registrada no Sertão é fruto de uma “atuação de um sistema meteorológico denominado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o Nordeste contribui para a formação de nuvens do tipo CumulusNimbus associado as altas temperaturas e o alto teor de umidade relativa do ar”.
Sobre a possibilidade de novas ocorrências de chuva de granizo, Marle Bandeira falou ao Pop Notícias que o Vórtice está enfraquecendo, mas a formação do granizo e sua queda depende das condições da região.
“O Vórtice está enfraquecendo no entanto vai depender das condições reinantes sobre a região e a previsão desse tipo de chuva é de curtíssimo prazo , ou seja, com poucas horas de antecedência”, contou Marle ao Pop Notícias.
Leia mais sobre a chuva de granizo no Sertão:
VÍDEOS: chove granizo no Sertão da Paraíba e fenômeno chama atenção de moradores: “apocalipse”