Search
Close this search box.

Publicidade

Republicanos pode turbinar bancada na Câmara em fusão com PSDB

Cúpula dos partidos conversaram sobre aliança nesta quinta (13)

Gleisi, Câmara dos Deputados, Anistia
Câmara dos Deputados (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
Compartilhe:

PSDB e Republicanos iniciaram, nesta quinta-feira (13), conversas para uma fusão entre os partidos que pode criar uma bancada turbinada de deputados na Câmara dos Deputados.

Juntas, as siglas somariam 56 deputados; atrás, apenas, do PL e do União Brasil, e maior que PP, PSD e MDB.

As cúpulas dos dois partidos já haviam se reunido na terça-feira (12), sob expectativa de decidir sobre a aliança até o final deste mês. O PSDB trabalha com um prazo maior, até o final de abril, já que abriu conversas com outros partidos.

Continua Depois da Publicidade

Até agora, as conversas avançaram para uma fusão com o Podemos, que concordou em alterar o nome da legenda e compartilhar a presidência do partido. A aliança poderia atrair outra sigla, o Solidariedade, que atualmente conta com cinco deputados.

Fontes da cúpula do Republicanos indicam que, caso a fusão com o PSDB ocorra, o nome do partido será mantido. O PSDB atua, agora, para diminuir resistências em governos locais.

A aproximação entre os dois partidos acendeu um alerta no Palácio do Planalto. O PSDB está neutro em relação ao governo no Congresso, apesar da defesa de algumas lideranças para que se assuma oposição. Na disputa de 2026, o Republicanos, também de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, não deverá apoiar o governo.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe: