O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e a comitiva brasileira participaram do velório do papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma. Entre os brasileiros, também estavam presentes a primeira-dama, Janja, a ex-presidente Dilma Rousseff, ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF).
O acesso ao local onde o corpo do papa está sendo velado é restrito apenas para algumas delegações. O Vaticano informou que pelo menos 130 comitivas internacionais vão visitar o corpo de Francisco. A missa do funeral e o sepultamento acontece neste sábado (26).
Nas redes sociais, Lula disse que esteve, junto com a primeira-dama e a comitiva brasileira, na Brasília de São Pedro para se despedir do papa Francisco. “Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu.
Lula e Janja ficarão na Embaixada do Brasil, na Piazza Navona, que fica a 1,5km do Vaticano. A comitiva brasileira deve permanecer na Itália até o funeral e o enterro do papa.