Ambiente com clima controlado, com piscina e acompanhamento de biólogos, veterinários e educadores ambientais. Assim vem sendo a rotina de Hellboy, Nelly e Marrie, pinguins que chegaram para morar no Aquário Paraíba, em João Pessoa.
O trio de pinguins-de-Magalhães chegou nessa terça-feira (29) e já vai poder ser visto pelos visitantes do Aquário nesta quinta-feira (1º). Eles estão morando em um recinto preparado para oferecer conforto térmico, segurança e estímulos sensoriais semelhantes aos que os três teriam vivendo na natureza.
O recinto conta com um tanque de água climatizado e uma variedade de substratos como areia, grama e pedras, que promovem estímulos naturais e enriquecimento ambiental. O ambiente dos pinguins no Aquário Paraíba está com temperatura entre 16°C e 18°C.
“Esses animais não podem mais voltar à natureza. Eles pertencem à espécie de pinguins-de-Magalhães, que vivem em regiões como o Estreito de Magalhães, com temperaturas variando entre 14°C e 20°C”, explica Emmanuel Lopes, engenheiro ambiental e proprietário do Aquário Paraíba.
Hellboy e Nelly foram resgatados debilitados no litoral sudeste do Brasil e não puderam mais retornar à natureza. Marrie nasceu em cativeiro e é filha de um casal reabilitado. Agora, os três fazem parte do programa de conservação e educação ambiental do Aquário Paraíba, que busca sensibilizar o público sobre a importância da preservação da vida marinha.
“Esses animais nos ajudam a contar a história da urgência em cuidar dos oceanos, combater a poluição, os encalhes, e preservar a biodiversidade. Esperamos que, ao conhecê-los, as pessoas também se tornem agentes da conservação”, comentou Emmanuel Lopes.
O Aquário Paraíba fica na Rua das Lagostas, número 140, na praia do Seixas, em João Pessoa. O local funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.
Para mais informações o contato é (83) 98620-1422 e o Instagram: @aquarioparaiba. Os ingressos custam R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia).