Uma operação da Polícia Federal, realizada entre os dias 31 de julho até a sexta-feira (8), destruiu cerca de 335 mil pés de maconha localizados em 59 plantios no Sertão de Pernambuco, Paraíba e no Piauí. A ação integra as estratégias da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE), com o objetivo de reduzir a oferta e a produção da droga na região.
Na Paraíba, os plantios foram encontrados em Manaíra, município do Sertão do estado. Os demais foram localizados em Salgueiro, Cabrobó, Orocó, Belém do São Francisco, Ibimirim e Serra Talhada e localidades do Piauí.
Se colhidos e processados, os 335 mil pés de maconha resultariam em aproximadamente 112 toneladas prontas para o consumo.
A operação contou com a participação da Secretaria de Defesa Social da Paraíba, por meio da Polícia Civil, e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, com efetivos das Polícias Civil, Militar, Penal, Corpo de Bombeiros e apoio aéreo do Grupo Tático Aéreo (GTA). As ações foram realizadas por meio de incursões terrestres e fluviais, com uso de botes infláveis.
O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pela PF para impedir a secagem e a comercialização da droga. As constantes operações de erradicação têm contribuído para o desabastecimento dos pontos de venda, reduzindo a criminalidade associada ao tráfico, como homicídios, roubos e disputas territoriais.