Um homem suspeito de aliciar crianças por meio de jogos online foi alvo de uma operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (23), na cidade de Sobradinho, interior da Bahia. Ele é investigado por envolvimento em crimes de abuso sexual infantojuvenil e teve a prisão preventiva decretada. A ação faz parte da Operação Radícula, que também incluiu o cumprimento de mandado de busca e apreensão.
De acordo com informações da PF, as investigações tiveram início após a análise de materiais apreendidos durante outra operação. No celular de um dos alvos, os agentes encontraram extenso material relacionado ao abuso sexual de crianças, além de conversas que indicam tentativas de aliciamento de menores por meio de aplicativos de jogos online.
Ainda segundo a polícia, o suspeito buscava conquistar a confiança das vítimas com o intuito de estabelecer relações ou obter imagens íntimas. Também foram encontradas fotografias de pessoas próximas ao investigado, cujo conteúdo está sendo analisado.
A Polícia Federal ressalta a gravidade dos crimes envolvendo exploração sexual de crianças e adolescentes, principalmente em relação ao termo, que embora “pornografia infantil” ainda apareça na legislação brasileira, especialistas e a comunidade internacional preferem utilizar expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com mais precisão a gravidade e o impacto desses crimes nas vítimas.
Como forma de prevenção, a PF faz um alerta aos pais e responsáveis: “é fundamental manter diálogo aberto com crianças e adolescentes sobre os perigos do mundo digital. Monitorar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos, orientar sobre comportamentos seguros e estar atento a sinais como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso de dispositivos eletrônicos são medidas importantes para garantir a proteção dos jovens”.
A corporação reforça que ensinar os jovens a reconhecer situações de risco e buscar ajuda pode salvar vidas.
Fonte: CNN Brasil