O governador João Azevêdo participou, na manhã desta quinta-feira (25), em João Pessoa, da aula inaugural da terceira turma do Curso de Formação dos concursados da Polícia Civil da Paraíba (PCPB) — essa é a última turma do concurso, que abriu 1.400 vagas, sendo o maior da história da instituição. Em 2019, eram 2.100 servidores e, com o certame, após a formação dessa última turma, o número chegará a 3.500 — um aumento de 66% no efetivo, possibilitando um melhor atendimento à população paraibana.
O resultado dessa iniciativa está presente em diversos indicadores, como o índice de elucidação de homicídios que, na Capital, saltou de 12%, em 2019, para 50% no ano passado. A média estadual era de 35% em 2020 — atualmente está em 62%. Bem acima da média nacional, que é de 38% de elucidações.
Após a solenidade, que ocorreu na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), o governador João Azevêdo destacou que a convocação dos últimos 400 alunos para o Curso de Formação da Polícia Civil demonstra o quanto o Governo da Paraíba honra compromissos. “Se tem uma coisa que, neste Estado, a gente faz com muita tranquilidade é honrar compromissos. A gente fez um concurso para 1.400 profissionais da Polícia Civil — o maior concurso que a Polícia Civil teve na sua história. Já chamamos mil aprovados e, agora, os 400 que integram essa terceira turma. Os 485 primeiros que foram aprovados foram chamados de uma única vez, depois os 426 na segunda turma foram chamados e agora esses 400 finais, uma demonstração clara do respeito que temos com a Segurança Pública da Paraíba”, afirmou.
Em sua mensagem de boas-vindas aos formandos, o chefe do Executivo estadual evidenciou a importância do necessário compromisso dos servidores com a população paraibana. “Hoje se inicia uma verdadeira transformação na vida de cada um de vocês — durante cinco meses, vocês vão participar de um curso absolutamente diferente de tudo o que já fizeram na vida. Se alguém acha que vai ser fácil, esqueça; vai ser muito difícil. No entanto, essa etapa na vida de vocês vai transformá-los para melhor. Os investimentos que temos feito, que têm mudado a realidade da nossa segurança pública, não funcionam sozinhos. É preciso que homens e mulheres estejam comprometidos com a sociedade. E é esse compromisso que a população da Paraíba exige de vocês”, comentou.