O governador João Azevêdo entregou, no fim da tarde dessa sexta-feira (3), o Museu de História da Paraíba, instalado no Palácio da Redenção, no Centro Histórico de João Pessoa. Marco da arquitetura e da história política do Estado, o equipamento foi restaurado, recebendo a maior intervenção em seus mais de 400 anos, com R$ 11,5 milhões investidos no projeto, e agora está de portas abertas para a população e os turistas que visitam a Capital.
Além da restauração arquitetônica, o espaço foi totalmente modernizado com novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de climatização, cabeamento estruturado, combate a incêndio, acessibilidade e segurança — esta é a mais importante iniciativa do Governo da Paraíba na revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, uma antiga reivindicação da população, que vem, de maneira muito rápida, se concretizando.
Na solenidade, que contou com uma grande programação cultural, João Azevêdo destacou que a implantação do Museu de História da Paraíba é uma iniciativa de inclusão.
“A entrega do Palácio da Redenção à população paraibana é um ato de inclusão no sentido mais puro. Eu me incomodava muito, a cada lugar que eu chegava, eu perguntava se as pessoas conheciam o Palácio da Redenção e elas diziam que não — e era difícil entender, porque aqui está a nossa história. Por isso, ter esse ambiente fechado para o acesso de poucos me incomodava muito. Quando tomamos a decisão de transformar esse espaço num museu é para que, verdadeiramente, o nosso povo e os nossos estudantes possam visitá-lo, conhecer a nossa história e entender todo o processo que nos trouxe até aqui”, externou o governador.
O governador afirmou que “revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa não ficou apenas em palavras, em retórica. É realidade, é ação porque o nosso propósito é fazer o Centro ganhar vida. E não medimos esforços para isso, resultado de muito trabalho de uma equipe compromissada com a Paraíba e de muitos parceiros de vários segmentos.”
O vice-governador Lucas Ribeiro disse que a entrega do Museu de História da Paraíba representa um dia histórico para o estado.
“Hoje é dia de celebrar o passado, nós que hoje temos a responsabilidade de cuidar do presente e do futuro da Paraíba. Que orgulho, governador João Azevêdo, estar ao seu lado e de todos aqueles que têm feito esse Estado avançar, crescer e nos dar orgulho. No dia de hoje, temos ainda mais orgulho de mostrar a nossa história, que é rica. Nós somos um Governo que não abriu apenas as portas do Palácio para o povo; abrimos as portas da Saúde, dos hospitais para atender bem e cuidar do povo da Paraíba. Somos um estado que abre as portas do turismo, com obras como a do Polo Turístico Cabo Branco”, acrescentou Lucas.
A senadora Daniella Ribeiro externou emoção, ao lembrar que o Palácio da Redenção faz parte da história de todos os paraibanos.
“Como paraibana, hoje é um dia de muita emoção, porque esse Museu tem um significado não apenas para a nossa Capital — muito pelo contrário; mas para cada paraibano e paraibana. É um espaço em que, a um só tempo, temos um olhar de passado, de presente e de futuro”, comentou.
A obra de restauração executada pelo Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), é a maior já executada no Palácio desde sua construção. Com investimento superior a R$ 11,5 milhões, os serviços contemplaram uma área total de 3.074,80 m², abrangendo tanto o prédio principal quanto o anexo, e marcou um novo capítulo na valorização do Centro Histórico de João Pessoa.
A visitação do Museu de História da Paraíba, que é gratuita, ocorre de terça-feira a domingo, nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h e 15h.