O governador João Azevêdo prestigiou, na manhã desta quinta-feira (16), no Centro de Convenções de João Pessoa, a abertura do 5º Fórum Integrativo Confebras, evento que tem o objetivo de promover a integração entre a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito com as entidades do Nordeste.
Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a iniciativa celebra o Ano Internacional do Cooperativismo, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e visa incentivar a conscientização pública, promover crescimento e desenvolvimento, defender as estruturas de apoio e inspirar lideranças.
O evento busca também dar protagonismo ao cooperativismo financeiro por sua atuação no desenvolvimento social e econômico do país, bem como fortalecer os laços entre a Confebras e as principais lideranças do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), dando voz aos sistemas e às cooperativas não ligadas às Centrais.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das regiões e melhoria da qualidade de vida da população. “Nós acreditamos no cooperativismo porque através das cooperativas de crédito se pode levar desenvolvimento para municípios onde muitas vezes os bancos não chegam, sendo um segmento fundamental para a inclusão das pessoas e para a geração de riqueza e na Paraíba nós temos parcerias com os sistemas de cooperativas, sejam na área da saúde, na agropecuária com a realização de grandes feiras no agronegócio e exposições”, ressaltou.
O gestor também desejou as boas-vindas a todos os presentes e destacou o bom momento econômico da Paraíba. “O Estado tem feito o seu dever de casa, somos rating A e agora A+ por cinco anos consecutivos pela Secretaria do Tesouro Nacional, nota corroborada pela S&P Global Ratings; o nosso PIB cresceu acima da média do Brasil e do Nordeste; temos R$ 16 bilhões de investimentos em energias renováveis; além de R$ 2,7 bilhões sendo investidos em 14 mil leitos em construção no Polo Turístico Cabo Branco. Nós também somos o Estado mais competitivo do Nordeste e a nossa gestão fiscal nos permite abraçar inúmeros projetos nas diversas áreas como saúde e educação”, acrescentou.