O governador João Azevêdo assinou, nesta sexta-feira (31), na Granja Santana, em João Pessoa, memorando de entendimento com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de fortalecer a política pública de promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes em áreas como saúde e nutrição, educação, proteção contra violências, água, saneamento, resiliência climática, proteção social e equidade étnico-racial e de gênero. Na oportunidade, também foram celebrados os 75 anos de atuação do Unicef no Brasil que firmou seu primeiro acordo de cooperação com a Paraíba em 1950.
Atualmente, o selo Unicef é uma das principais estratégias do Fundo no Brasil. Na nova edição, a Paraíba alcançou uma adesão histórica de 222 municípios, integrando uma rede nacional com mais de 2 mil municípios engajados. Esta edição traz como destaque o compromisso com a qualidade e a equidade, priorizando nas políticas públicas as infâncias e adolescências negras, indígenas e quilombolas. O novo memorando de entendimento busca consolidar e ampliar os planos de ação já em curso no estado, fortalecendo o diálogo com Secretarias Estaduais e Municipais, promovendo resultados concretos para as crianças e adolescentes paraibanos.
Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou políticas públicas implantadas na Paraíba voltadas para a primeira infância. “Nós firmamos parceria com os municípios para a construção de 213 creches dentro do programa Paraíba Primeira Infância, também implantamos o programa Alfabetiza Mais Paraíba para que as nossas crianças possam aprender a ler e escrever na idade certa, fortalecemos a política pública de vacinação, além das ações de desenvolvimento humano, com programas de segurança alimentar, proteção aos órfãos da pandemia, demonstrando o nosso cuidado e compromisso com as crianças e adolescentes”, frisou.
A representante adjunta do Unicef no Brasil, Layla Saad, agradeceu ao Governo da Paraíba por renovar a parceria com o Unicef, garantindo a efetivação de projetos em várias áreas. “Nós estamos felizes de estar em João Pessoa, onde começamos o nosso primeiro trabalho no Brasil, celebrando um ato que nos possibilita avançarmos nos direitos das crianças e adolescentes, abrindo também espaços de vez e voz para os nossos jovens, através da mobilização social, e esperamos que esse memorando se reflita no fortalecimento do nosso plano de ação”, disse.
Unicef
Presente em mais de 190 países e territórios, o Unicef atua para garantir os direitos de cada criança e adolescente, com prioridade para aquelas em situação de maior vulnerabilidade. No Brasil, a organização desenvolve parcerias com governos municipais, estaduais e federal, além de organizações da sociedade civil, com o objetivo de ampliar e qualificar políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
				
											


