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INSS prorroga prazo de contestação de descontos indevidos até fevereiro

Data limite, que antes se encerraria em 14 de novembro, foi  estendida até 14 de fevereiro de 2026.

Fraude, INSS, Aposentados
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)
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Nessa terça-feira (11), foi prorrogado por mais três meses o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios do INSS. A data limite, que antes se encerraria em 14 de novembro, foi  estendida até 14 de fevereiro de 2026. Quem ainda não contestou os descontos terá agora até fevereiro para fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios.

“Outra novidade é que vamos devolver os valores cobrados sem autorização, inclusive quando houver documentos que indicavam falsamente o consentimento do beneficiário”, destacou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, nas redes sociais.

A contestação pode ser feita de forma simples por três canais diferentes: pelo Meu INSS (aplicativo ou site), acessando o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, pela Central 135, com ligações gratuitas disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 22h; ou presencialmente nos Correios, onde mais de 5 mil agências em todo o país oferecem atendimento assistido e gratuito.

No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Caso não apresente uma resposta, o sistema abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento. A adesão vale para descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, evitando a necessidade de ação judicial.

De acordo com balanço divulgado pelo INSS, mais de 6 milhões de contestações foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas. Mais de 3,7 milhões de pessoas aderiram ao acordo e R$ 2,54 bilhões já foram devolvidos.

 

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