Search
Close this search box.

PB realiza reuniões com parceiro internacional para articulações do Complexo Científico do Sertão

Evento “Pacto pela Inovação no Sertão” se dividirá em dois dias de debates intensos acerca das oportunidades.

Foto ilustrativa: Secom-PB
Compartilhe:

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), receberá representantes da La Salle Technova Barcelona para discutir estratégias de desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação da Paraíba, a partir do Complexo Científico do Sertão. Os encontros contarão com a presença da tríplice hélice e serão nesta segunda (17) e terça-feira (18), no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, no Centro Histórico de João Pessoa.

O evento “Pacto pela Inovação no Sertão” se dividirá em dois dias de debates intensos acerca das oportunidades para o Governo, o setor empresarial e as Instituições de Ensino Superior por meio do ecossistema de inovação desenvolvido a partir do Complexo Científico do Sertão, que contempla, inicialmente, quatro cidades com os equipamentos Radiotelescópio Bingo (Aguiar), Cidade da Astronomia (Carrapateira), Vale dos Dinossauros (Sousa) e Museu de Arqueologia (Cajazeiras).

Continua Depois da Publicidade

No primeiro dia, a parte da manhã está programada para os encontros com reitores, pró-reitores e representantes das Instituições de Ensino Superior da Paraíba, partindo da premissa de que a pesquisa científica acadêmica tem muito a ganhar com as ações do Complexo. No segundo momento, na parte da tarde, as reuniões se voltam aos órgãos e representantes do Governo da Paraíba e dos Municípios do entorno do Complexo.

Durante o segundo dia, a parte da manhã será para os encontros com as empresas que se encaixam no setor de inovação, ciência e tecnologia; e que estão localizadas, principalmente, nos arredores do Complexo Científico do Sertão. Por fim, a programação finaliza com uma reunião geral, envolvendo todos os eixos, para concatenar as ideias discutidas até então.

A La Salle Technova Barcelona é o órgão consultor, responsável por guiar as reuniões mediadas pela Secties. Essa é uma instituição de referência em ecossistemas de inovação e desenvolvimento que apoia, à nível mundial, desde startups até a instância governamental na criação de polos inovadores. Esta é uma oportunidade de apresentar o território para que esse parceiro internacional possa compreender as particularidades do Sertão paraibano e enriquecer ainda mais o melhor modelo de gestão desse novo ecossistema de inovação.

A participação da La Salle acontecerá por meio da presença do engenheiro e doutor em Ecossistemas de Inovação Josep Piqué, presidente da instituição; além de Carlos Olsen, fundador da Global Business Innovation Intelligence, e Carina Rapetti, gerente geral da Triple Helix Association. Por parte da Secties, o secretário Claudio Furtado junto com a equipe técnica à frente do Pacto pela Inovação, além de representantes do Programa Paraíba sem Fronteiras.

 

 

 

Compartilhe: