A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) publicou, nesta quarta-feira (3), a atualização do boletim de arboviroses. O estado contabiliza nove mortes por dengue em 2025.
Segundo o levantamento, as mortes confirmadas ocorreram nos seguintes municípios: cinco em João Pessoa, além de uma em Campina Grande, uma em Solânea, uma em Tavares e uma em São Domingos do Cariri. Outros quatro falecimentos seguem sob investigação, um em Mari, um em Alhandra e dois na capital. No boletim de novembro, o total confirmado era de seis óbitos.
O documento também identificou duas mortes por chikungunya, registradas em Campina Grande e Prata. Não foram confirmados óbitos, nem suspeitas, relacionados a zika ou febre oropouche.
Apesar do aumento nas fatalidades, o panorama geral aponta redução expressiva de casos prováveis das arboviroses quando comparados os períodos de janeiro a dezembro de 2024 e 2025. As quedas foram de 47,65% nos registros de dengue, 67,02% nos de chikungunya e 76,09% nos de zika.
Ao todo, o estado acumula 8.570 casos prováveis de arboviroses este ano, sendo 7.339 de dengue, 558 de chikungunya, 22 de zika e 651 confirmações de febre oropouche.
Sobre a febre oropouche, o boletim aponta estabilidade, sem alteração no número de ocorrências prováveis desde a última atualização. A técnica da vigilância de arboviroses da SES, Carla Jaciara, reforçou que a participação da população é decisiva para reduzir focos dos vetores e prevenir novos casos.



