A Paraíba foi destaque na noite dessa segunda-feira (8) na edição 2025 do Prêmio Caio, uma das principais premiações do setor de eventos e turismo no Brasil. Em solenidade realizada no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, a Paraíba recebeu três prêmios, sendo dois Jacarés de Ouro e um Jacaré de Bronze. O ouro veio na categoria Nordeste de equipamentos de grande porte, para o Centro de Convenções de João Pessoa, e na categoria Nordeste de destinos para eventos de médio porte, para a capital paraibana. O Jacaré de Bronze foi novamente para o CCJP, desta vez na categoria nacional de infraestrutura.
Nas categorias regionais (Nordeste), o CCJP concorreu com o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e com o Recife Expo Center, na capital pernambucana. O Destino Paraíba, através da capital João Pessoa, concorreu com Maceió (AL) e Costa do Sauipe (BA). Na categoria nacional, o CCJP concorreu na categoria Infraestrutura Técnica para Eventos – Empreendimentos com o Centro de Eventos FIERGS (Porto Alegre/RS) e com o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco (SC).
Considerado o “Oscar dos Eventos”, o prêmio destaca anualmente os espaços, profissionais e empresas que se sobressaem na indústria de congressos, feiras e eventos corporativos em todo o país. Os prêmios desta noite reforçam a posição da Paraíba como referência nacional no turismo de negócios e eventos, segmento estratégico para o desenvolvimento econômico do estado e para a atração de investimentos. Criado em 1999, o Prêmio Caio valoriza empresas, equipamentos e destinos que oferecem serviços de alta qualidade, inovação e capacidade de atender eventos de diferentes portes.
Já consolidado como um dos mais modernos do Nordeste, o Centro de Convenções de João Pessoa reafirma sua posição entre os principais destinos do país para congressos, feiras e convenções. Com auditórios moduláveis, pavilhões amplos, climatização, acessibilidade, tecnologia avançada e equipe técnica qualificada, o equipamento tem sido escolhido para sediar eventos nacionais e internacionais que buscam estrutura eficiente, logística adequada e a hospitalidade característica da capital paraibana. O Destino Paraíba tem se destacado cada vez mais no cenário nacional e internacional por toda infraestrutura, belezas naturais, qualidade nos serviços, na malha rodoviária, gastronomia e hotelaria, que atendem a todos os gostos e públicos.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou o impacto do reconhecimento para o estado e também ressaltou os investimentos realizados pelo Governo da Paraíba: “É uma alegria imensa ver a Paraíba sendo reconhecida com três Jacarés de Ouro no Prêmio Caio 2025. O Centro de Convenções de João Pessoa e o Destino Paraíba se destacarem nacionalmente demonstra a força e a qualidade do nosso trabalho. Esses prêmios reafirmam nosso compromisso em qualificar a infraestrutura turística e fortalecer o turismo de eventos, que movimenta a economia, gera empregos e impulsiona o desenvolvimento da Paraíba. Também é importante destacar os investimentos realizados pelo Governo do Estado, na gestão João Azevêdo e Lucas Ribeiro, que têm priorizado a modernização e ampliação do Centro de Convenções, garantindo que o equipamento se mantenha competitivo e preparado para receber eventos de grande porte, além da construção do Centro de Convenções de Campina Grande que abriu o interior do estado para a rota dos grandes eventos. É uma conquista de toda a cadeia do turismo paraibano.”
Para o gestor do Centro de Convenções, Alexandre Cunha, o prêmio é resultado de um trabalho contínuo: “Receber o Prêmio Caio é uma honra. Temos uma equipe dedicada, que trabalha diariamente para manter o CCJP como referência nacional. Esse prêmio reforça nossa responsabilidade e nos motiva a continuar investindo em inovação, modernização e qualidade para atrair cada vez mais eventos para a Paraíba.”
A premiação amplia a visibilidade da Paraíba como destino competitivo para congressos e feiras, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo, como hotéis, restaurantes, transporte, comércio e serviços. O reconhecimento também fortalece a imagem de um estado preparado para receber públicos diversos e eventos de grande porte, estimulando novos investimentos e parcerias.
Em 2025, o Centro de Convenções de João Pessoa recebeu 137 eventos, reunindo um público total de aproximadamente 396 mil pessoas. Projetado para ser um dos equipamentos mais modernos do país, o CCJP possui 48.676 m² de área construída e é composto por quatro prédios principais: a Torre do Mirante, o Pavilhão de Feiras e Exposições, o Pavilhão de Congressos e Convenções e o Teatro Pedra do Reino. Com capacidade para receber eventos empresariais, feiras, simpósios, congressos e grandes espetáculos, o equipamento reafirma a estratégia do Governo da Paraíba de fortalecer o turismo de negócios e ampliar a presença do estado nesse segmento em nível nacional. Além disso, ele é o primeiro empreendimento do Polo Turístico Cabo Branco, que é o maior empreendimento de turismo planejado em execução no Brasil e promete revolucionar o setor de turismo e eventos em toda Paraíba.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Caio é um produto da Revista EVENTOS, realizado pelo Grupo Conecta Eventos. Desde sua criação o Prêmio Caio é gerido por um Conselho Diretor, que em 2025 é composto pela ABEOC Brasil – Associação das Empresas de Eventos; ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; ABRACE – Associação Brasileira de Cenografia e Estandes; ACADEMIA Brasileira de Eventos e Turismo; AMPRO – Associação de Marketing Promocional; UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios; e UneDESTINOS – União Nacional das Entidades de Destinos e Grupo Conecta Eventos.
O Prêmio Caio é apoiado oficialmente pelas entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABETAR, ABLA, ABRACE, ABRACOR, ABRACORP, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABREMAR, ADVB, ANETUR, ANSEDITUR, BRAZTOA, EVENTPOOL, FBHA, FENACTUR, FENADVB, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA, IRES, OBME, RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.



