Um registro biográfico sobre a vida de um homem público que teve trajetória marcante na política paraibana. Assim é a obra José Maranhão – Grandes Vultos que Honraram o Senado, que será lançada nesta quinta-feira (11/12), na Assembleia Legislativa da Paraíba, a partir das 14h. Na ocasião, serão concedidas homenagens ao autor Sales Gaudêncio e à viúva de José Maranhão, Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão.
A homenagem consiste na entrega da Medalha do Mérito José Targino Maranhão, que será concedida em cerimônia realizada no plenário da Assembleia Legislativa. A expectativa é de que estejam presentes familiares e amigos do ex-governador e dos homenageados, bem como autoridades e admiradores da trajetória do biografado.
A cerimônia de outorga da Medalha vai preceder o lançamento. Em seguida, o livro será apresentado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Fred Coutinho; O autor vai realizar uma sessão de autógrafos no Salão Nobre na sequencia.
Com prefácio do ex-presidente Michel Temer, o livro possui 544 páginas e foi escrito após extensa pesquisa realizada pelos historiadores Francisco Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo. A obra integra a coleção Grandes Vultos, instituída pela Resolução n. 84, de 1996, do Senado Federal, cujo objetivo é homenagear ex-senadores que se destacaram na história cultural, política e parlamentar brasileira.
“É uma coleção do Senado Federal instituída desde 1996. A decisão de homenagear José Maranhão foi da Mesa Diretora da Casa. A viúva, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, foi notificada pelo então presidente Davi Alcolumbre. Foi ela quem me indicou para esse trabalho”, relatou Sales Gaudêncio.
Segundo o autor, o tempo para elaboração foi curto e, em parceria com o historiador Eduardo Peruzzo, com quem já havia desenvolvido outros trabalhos de pesquisa, assumiu a missão. O livro foi lançado em 2023 no Senado Federal, mas esta será a primeira vez que ocorrerá o lançamento na Paraíba.
Nascido em Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e político. Foi governador por três mandatos e também exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal (incluindo a função de constituinte) e vice-governador. Foi ainda fundador do MDB e ocupou a presidência estadual do partido. Faleceu em 2021, em decorrência da Covid-19.
“O livro narra toda a trajetória dele”, salienta Gaudêncio, que compilou dados e informações oriundos de pesquisas em todas as casas legislativas, além da análise de publicações da imprensa e de entrevistas com políticos, a esposa, familiares e ex-auxiliares.



