O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a administração americana deve continuar “administrando” a Venezuela e extraindo petróleo das reservas daquele país por muitos anos, conforme disse em uma entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, publicada nesta quinta-feira (8).
Trump ainda afirmou que, no momento, o governo liderado pela vice-presidente de Nicolás Maduro, Delcy Rodríguez, que exerce atualmente o cargo de presidente interina, “está nos dando tudo o que consideramos necessário” para a atuação dos EUA na Venezuela.
Questionado sobre a duração desse envolvimento direto de Washington com Caracas, o presidente afirmou que “Só o tempo vai dizer” quanto tempo a supervisão americana poderá ser mantida.
Durante a conversa com o jornal, Trump afirmou ainda que os Estados Unidos pretendem reconstruir o país de maneira que seja vantajoso economicamente. “Mas vamos reconstruir a Venezuela de uma forma muito lucrativa. Vamos usar petróleo e vamos importar petróleo. Vamos baixar os preços do petróleo e vamos dar dinheiro à Venezuela, que precisa desesperadamente disso”, disse ele na entrevista.
Ao ser questionado sobre o motivo de ter escolhido apoiar Delcy Rodríguez como chefe de governo interino em vez de incentivar a oposição a assumir o poder, o presidente americano optou por não responder diretamente.



