O Governo da Paraíba entregou, nesta segunda-feira (9), Kits de Detecção de Metanol em Bebidas Destiladas ao Procon estadual. A ação é fruto de uma parceria entre a Secties e a UEPB e ocorreu na sede do órgão, em João Pessoa, com a presença de representantes dos Procons municipais de várias regiões do estado.
A ação reforça o caráter preventivo das políticas públicas de defesa do consumidor, especialmente em períodos de maior movimentação, como o Carnaval. Nesta primeira etapa, estão sendo entregues 200 kits, dentro de um investimento de R$ 1,5 milhão. A iniciativa prevê novas entregas em etapas posteriores, ampliando gradativamente a cobertura das ações de fiscalização em todo o território paraibano.
A tecnologia, pioneira no Brasil, é inovadora, rápida, sustentável e altamente precisa. Ela foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com financiamento do Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Os kits permitem identificar a presença de metanol e outras fraudes em bebidas alcoólicas em aproximadamente 15 a 20 minutos, possibilitando uma atuação imediata das equipes de fiscalização.
Entregues em embalagens lacradas, os kits são acompanhados de um aplicativo com orientações didáticas para o uso correto da ferramenta. Seguro e de fácil manuseio, o material utiliza reagentes que podem ser descartados em lixo comum. Destinado exclusivamente a técnicos capacitados, o kit não pode ser comercializado ao público.
A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana Dantas, ressaltou que a iniciativa representa um avanço concreto na fiscalização em todo o estado. “A partir de agora, nossas equipes já irão a campo. Temos Procons espalhados por toda a Paraíba e esses kits serão distribuídos para fortalecer o trabalho de fiscalização. Essa iniciativa demonstra a preocupação do Governo da Paraíba em oferecer instrumentos que garantam respostas efetivas à população, sempre com responsabilidade e critério técnico”, observou.
“Os casos de contaminação por metanol deixaram claro que as respostas para situações graves como essa estão na ciência e na pesquisa. Essa tecnologia vem sendo desenvolvida há mais de três anos na UEPB e só chega hoje à sociedade graças ao apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secties e da Fapesq”, enfatizou, Nadja Oliveira, pró-reitora de Pós-Graduação da UEPB.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo da Paraíba em apoiar a fiscalização e garantir mais segurança ao consumidor, especialmente durante os períodos festivos, consolidando o estado como referência nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à proteção da população.



