O governador João Azevêdo (PSB) oficializou, na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado, a desapropriação de áreas localizadas no entorno do Estádio Almeidão, em João Pessoa. A medida viabiliza a construção da primeira Vila Paralímpica do Nordeste, que será implantada na Capital. Atualmente, apenas São Paulo tem um centro de treinamento semelhante.
Segundo o decreto, as despesas decorrentes das presentes desapropriações correrão por conta da dotação orçamentária própria do Estado. A Procuradoria-Geral do Estado, através da Procuradoria do Domínio, fica autorizada a adotar as providências necessárias à desapropriação amigável ou judicial da área ora declarada de utilidade pública.
Continua Depois da Publicidade
Com investimentos de aproximadamente R$ 131 milhões, o equipamento terá uma área de 34.951,84m² e contará com complexo indoor, composto por ginásios, bocha, badminton, judô, golbol, tênis de mesa, refeitório, basquete, rugby, vôlei, quadra de tênis, pista de atletismo, arquibancada de atletismo, complexo aquático e escalada, praça das bandeiras, estacionamento público interno, com capacidade para 149 vagas e áreas de vivência.
O governador João Azevêdo autorizou em agosto de 2025 as ordens de licitação para a construção da Vila Paralímpica. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou mais uma ação do governo para fortalecer as políticas públicas de inclusão. “Nós estamos inserindo a Paraíba em um contexto muito importante. O Estado já tem uma grande experiência, com mais de 15 núcleos espalhados e a gente quer, a partir desse grande projeto, iniciar a primeira Vila Paralímpica projetada com todas as condições para oferecer à Paraíba e ao Nordeste o treinamento com capacitação dos nossos paratletas. Essa é uma obra que será executada com recursos próprios do Estado e, além de gerar emprego e renda, terá uma grande utilidade para a sociedade”, frisou.O vice-governador Lucas Ribeiro destacou que mais uma vez a Paraíba ganha referência nacional pela capacidade de realizar obras estruturantes. “O nosso Estado se destacou no Índice de Proteção Social e garante mais inclusão com a construção da Vila Paralímpica, uma demonstração de quanto a Paraíba tem crescido”, falou.



