Search
Close this search box.

Publicidade

Marinha do Brasil abre visitação ao NAM Atlântico no porto de Cabedelo

Público terá acesso ao maior navio de guerra da América Latina neste domingo, com exploração completa.

Foto: Divulgação / Marinha do Brasil
Compartilhe:

O público que for visitar o navio Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (NAM Atlântico), que está no Porto de Cabedelo, vai poder tirar fotos sem restrições no convés superior da embarcação. O navio estará aberto para visitação ao público no domingo (17), das 9h às 17h.

O suboficial Cássio, da Marinha do Brasil, informou que o público terá acesso ao convés do navio. A visitação vai acontecer em grupo, com cerca de 30 pessoas cada um, e cada grupo passará 20 minutos no NAM Atlântico.

Continua Depois da Publicidade

No convés, o público vai poder visitar todas as instalações e ver também helicópteros que estão no navio. “A visitação vai ser em grupos de 30 pessoas, com aproximadamente 20 minutos [de duração]. Elas vão ter acesso ao convés superior. Não haverá restrição [para fotos]”, informou o suboficial ao ClickPB sobre a visitação do público.

Conheça mais sobre o que o público verá no NAM Atlântico

O NAM Atlântico pertence à Marinha do Brasil e é o maior navio de guerra da América Latinha. Ele tem 208 metros de comprimento e 31,7 metros de largura. O NAM foi construído em meados dos anos de 1990 pelas companhias Kvaerner Govan e VSEL, em Barrow-in-Furness, na Inglaterra.

O NAM Atlântico foi incorporado à Marinha do Brasil em 2018, adquirido da Marinha Real Britânica. Ele é apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e operações de manutenção de paz. Sua última comissão humanitária foi em São Paulo.

Brasil pagou 117 milhões de dólares pelo navio

O NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018. Desde então, é tido como o principal navio da frota nacional.

Destacamento de Aeronaves

O NAM Atlântico possui um Destacamento Aéreo Embarcado composto por aeronaves IH-6B Jet Ranger III (HI-1), Esquilo (HU-1), UH-15 Super Cougar (HU-2) e SH-16 Seahawk (HS-1) do Comando da Força Aeronaval e um de Mergulhadores de Combate (MEC).

Veja detalhes da embarcação:

  • Comprimento total: 208 m
  • Deslocamento carregado: 21.578 t
  • Velocidade máxima mantida (VMM) prevista em projeto: 18,0 nós (33,3 km/h)
  • Raio de ação: 8 mil milhas náuticas;
  • Acomodação para tropa: 806 Fuzileiros Navais
  • Total de aeronaves embarcadas: 18 helicópteros.

Operação pelo mundo

Uma das primeiras missões do HMS Ocean foi prestar ajuda humanitária para cidadãos da Nicarágua e Honduras vítimas do furacão Mitch, já em 1998. No ano seguinte, o navio britânico participou de intervenções militares em Serra Leoa.

O HMS Ocean participou de outros conflitos militares, como quando em 2003 foi empregado na Guerra do Iraque.

NAM Atlântico atuou como hospital de campanha em São Paulo

A Marinha do Brasil (MB) enviou o Navio-Aeródromo Multipropósito, maior navio da Força, para o litoral norte de São Paulo, em apoio às ações da Defesa Civil no socorro às vítimas das fortes chuvas que assolaram a região em 2023.

O navio criou uma estrutura que reforçou o atendimento médico aos desabrigados, de forma a desafogar os hospitais da área, que priorizaram casos mais graves. Ao todo, mais de mil militares da Marinha foram envolvidos nas ações.

Ação Solidária

De acordo com a Marinha, na ocasião, também será promovida uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições filantrópicas da sociedade paraibana.

Compartilhe: