O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) está traçando um mapa do crime de improbidade administrativa nas prefeituras do estado, revelou o presidente da Corte, Nominando Diniz, em entrevista à rádio CBN João Pessoa nesta terça-feira (19). Diniz assegurou a realização de novas operações, seguindo o exemplo da deflagrada em Curral de Cima no dia anterior (18).
“O Tribunal está mapeando os outros tipos de lesão da folha de pessoal. Não é fácil você identificar. Desvio de dinheiro de uma obra é fácil, porque a obra não sai do lugar, mas a folha de pessoal não é fácil. E tenha certeza que crimes da folha de pessoal estão decidindo as eleições na Paraíba”, afirmou Nominando.
Ele prometeu mais ações para combater esse tipo de crime no estado, enfatizando que a operação em Curral de Cima é apenas o ponto de partida. “Pode ter certeza que é o início de uma longa jornada para combater os ilícitos na folha do pessoal”, ressaltou o presidente do TCE.
O mapeamento do crime de improbidade administrativa teve início pelo município de Curral de Cima, que foi alvo de uma operação baseada em investigações da auditoria do TCE-PB, em conjunto com o Ministério Público Estadual. A operação, denominada ‘Fake Loan’, investiga uma série de irregularidades na administração municipal, incluindo coação a servidores para contrair empréstimos consignados, cujos recursos eram destinados, em grande parte, aos próprios agentes públicos investigados.