
O anúncio me chegou esta semana, da própria Nathalia – quem estimo enquanto mulher e profissional do mercado, sócia da Agência Central. O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Paraíba (Sinapro-PB) elegeu a publicitária e professora Nathalia Rezende como presidente. Ela, que participou do nosso último episódio do Meio Cast falando sobre os 25 anos de sua agência – veja o episódio no canal do YouTube e o recorte no perfil do Instagram @meiodepropaganda – é a primeira mulher a ocupar o posto, desde a fundação da entidade, no ano de 1985.
Nathalia assume o comando para este triênio de 2025 a 2027 e contou: “ter a oportunidade de estar à frente do Sinapro nesta nova fase é uma satisfação e uma enorme responsabilidade. Buscaremos expandi-lo e nos aproximar ainda mais de todos os players desse ecossistema. Estou com várias ideias na cabeça, muita energia para tentar fazer a diferença de forma mais ampla no mercado, fora do meu quadrado, que é a Central”.
O Sinapro representa as agências de propaganda da Paraíba, promovendo a regulamentação do mercado e a defesa dos interesses do setor. Com quase 40 anos de história, é reconhecido como um pilar do desenvolvimento publicitário no nosso estado, sem dúvidas.
O Sindicato já vivia um novo momento desde a gestão anterior, nos dois mandatos do publicitário e empresário Edu Cury, sócio-fundador da agência Superliga 66. Houve uma reestruturação jurídica e fiscal, a renovação no estatuto, a criação de novos cargos na diretoria e, se compararmos proporcionalmente ao Sinapro de outros estados, o maior crescimento no Brasil. Destacam-se na gestão até 2024, ainda, a criação de convênios educacionais com universidades e cursos especializados para colaboradores; a oferta de assistência jurídica e tributária; a realização de dois festivais de propaganda com jurados internacionais; e a ampliação da relação institucional entre as empresas associadas.
Após a repercussão da novidade ao longo dos últimos dias, Nathalia contou, hoje, ao Meio: “não tinha ideia do quão disruptivo seria, me deu outra perspectiva. Recebi mensagens bem legais, falando que esse lugar é sempre ocupado por homens. Eu estava vendo, antes, como um desafio, agora, estou mais orgulhosa de ter aceitado, vendo de modo menos prático e mais simbólico. Acho que é um momento importante não apenas para mim, mas, principalmente, para o Sinapro e para o mercado”. “Agências menores, com quem eu sempre tive bom relacionamento, entraram em contato, alunas que ficaram se sentindo inspiradas e representadas, os mais experientes que demonstraram satisfação em ver que a minha geração ainda se interessa pelas instituições, vendo nisso uma continuidade importante diante da banalização das agências”, completou.
Estão nas metas e ações da nova presidência, que já nos enchem de expectativas:
– Aumentar o alcance do Sindicato;
– Fomentar o mercado de publicidade na Paraíba;
– Retomar o Prêmio Carcará;
– Promover ações junto às universidades para contribuir com a formação de mão de obra para o mercado publicitário;
– Criar trilhas educacionais para dar suporte aos filiados;
– Fortalecer a interação entre filiados para compartilhar os desafios da área e soluções.
Diretoria renovada
Além da nova presidente, o Sindicato agora possui uma nova diretoria, composta por representantes de João Pessoa e Campina Grande:
– Hugo Ribeiro, da Mais Propaganda, é o novo vice-presidente;
– Ruy Dantas, do Sin Group, é o diretor financeiro;
– Junior Guerreiro, da Antares Comunicação, é diretor de relações institucionais;
– Felipe Fernandes, da TSN, é diretor de relações acadêmicas;
– Juarez Guedes, da Seleta, é o diretor de expansão;
– e Edu Cury, da Superliga 66, o diretor de cultura e eventos.
Nathalia ressalta que a composição une juventude e experiência, conformidade e inovação: “meu vice, Hugo, é de Campina, justamente pra gente não ficar com o olho só em João Pessoa. Expansão também será um ponto importante, é Juarez que está nessa diretoria. Queremos incluir, diversificar, dialogar com as novas agências e as agências do interior do estado, é essencial. Edu ficou na pasta de eventos culturais e o Carcará é uma demanda que vamos organizar, é importante demais ter um prêmio independente, que consiga dar reconhecimento aos profissionais e agências, peças digitais, off-line, embalagens, além do ‘filhote de carcará’, que é massa também para aproximar da universidade. E isso é muito mais do que relacionamento, por isso, criamos essa nova diretoria de assuntos acadêmicos. Entendo que não dá para pensar ‘mercado’ sem pensar ‘gente’, nas pessoas que entram diariamente e que fazem esse mercado, então tem coisa boa nesse sentido sendo pensada com Felipe, que é o diretor dessa área”.
Além disso, ela ainda deixou sinalizada a possibilidade de mais união entre as entidades do setor que têm representação na Paraíba. Ou seja, será o Sinapro mais próximo à Abap, Abradi e APP.