
Com patrocínio de Bom Todo, Sebrae, AeC, Instituto Alpargatas, ABTD, Grupo Aika, GTI Group e Rede Tambaú, o Congresso Paraibano de Gestão de Pessoas (Congreparh), edição 2025, vai acontecer esta semana, em Cabedelo, reunindo especialistas nacionais na área de Recursos Humanos. Esta será a 33ª edição do Congresso, já consolidado e esperado pelos profissionais da área. É uma realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraíba (ABRH-PB), no Intermares Hall, e terá o tema “Gestão que inspira e faz acontecer”.
A programação do Congreparh 2025 foi elaborada para abordar demandas relevantes do mercado atual, incluindo Inteligência Artificial aplicada ao RH, saúde mental e bem-estar corporativo, liderança de alta performance, Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), Educação corporativa e Metodologia 6Ds, e Employee Experience e Customer Experience. É um evento destinado principalmente a profissionais de RH, mas também gestores, líderes empresariais, empreendedores e estudantes que buscam atualização e até networking.
“O Congreparh é um evento que reúne profissionais e estudantes de vários estados do Nordeste para aprender ainda mais sobre gestão de pessoas, realizar muito networking e impactar o dia a dia de milhares de empresas. Estamos de casa nova para realizar um congresso ainda maior do que nos últimos anos”, resumiu a presidente da ABRH-PB, Patrícia Queiroz, sobre a edição pensada para este 2025. As inscrições estão abertas no site da Associação.
Penso na relevância de um evento como este observando o quanto cada vez mais se fala em saúde mental (no trabalho e fora dele) e na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que foi publicada em 2024, mas tem prazo para adequação até 2026. A nova NR-1 exige que as empresas incluam riscos psicossociais como estresse crônico, jornadas exaustivas, assédio moral, metas abusivas, ansiedade e burnout – e, por isso, muitas podem estar correndo contra o tempo para se adequar em todos os requisitos e serem, de fato, bons lugares para se trabalhar.
Por falar nisso, lembrei do Great Place To Work (GPTW) e dei uma pesquisada por dados recentes do relatório de tendências de gestão de pessoas da instituição – já cheguei a participar de pesquisa quando morava e trabalhava em Brasília, numa grande empresa. Pois bem, na pesquisa mais recente (2024) participaram 1.864 respondentes de todo o Brasil e as prioridades mais citadas para foram (em ordem): desenvolvimento/capacitação da liderança; cultura organizacional; engajamento das pessoas; comunicação interna; saúde mental; experiência do colaborador; novas políticas/formas de trabalho; marca empregadora; digitalização; diversidade e inclusão; ESG; People Analytics. Por, entre outros, haver pontos diretamente ligados à saúde do trabalhador é que um Congreparh se mostra relevante.
Nomes relevantes do cenário nacional de gestão de pessoas estarão aqui na Paraíba. Veja cada um e suas temáticas:
- Rafael Cortez – “Atitude Transformadora: Como gerar impacto com humor, propósito e resultados”
- Alexandre Slivnik – “Gestão que Inspira: Como encantar clientes internos e externos”
- JP Coutinho – “Repensando o RH: Ágil, Diverso e Exponencial”
- Cleidson Gonçalves – “Menos correria, mais aprendizado! A chave para sua evolução”
- Diogo Veloso – “Mergulhando no mar do T&D: profundidades necessárias na educação corporativa”
- Izabella Camargo – “Comunicação e Saúde Mental: Como equilibrar bem-estar e produtividade”
- Thiago Godoy – “Produtividade em risco: bets, dívidas e o custo da ignorância financeira”
- Ronaldo Souza – “Liderança de alta performance: construindo equipes vencedoras”
- Jackson Almeida – “Employee & Customer Experience: O futuro das relações humanas nas organizações”
E mais! Paralelamente às palestras, ocorrerá a Expo Negócios, feira especializada que reúne soluções e tecnologias para gestão de pessoas. Visitantes poderão conhecer ferramentas e estabelecer contatos com fornecedores do setor.