Search
Close this search box.

Publicidade

De onde veio o vinho?

Compartilhe:

Você já parou para se perguntar como surgiu o vinho? Quem teve a brilhante ideia de fermentar o suco de uva e transformar nessa bebida maravilhosa?

O vinho sempre exerceu enorme fascínio sobre o homem e o tem acompanhado desde as antigas civilizações. Há indícios que a história do surgimento do vinho está intimamente ligada à história do homem.

Continua Depois da Publicidade

Há registros da existência do vinho desde o Antigo Testamento e, segundo a tradição judaica transcrita no Pentateuco, a parreira teria sido a primeira planta cultivada por Noé depois do dilúvio. O primeiro milagre operado por Jesus Cristo foi transformar a água em vinho nas Bodas de Caná.

A mitologia grega atribui ao deus Dionísio, ou Baco para a mitologia romana, o surgimento do vinho. Para eles, o deus, além de ser responsável pelo cultivo da uva, também dominava toda a parte técnica de produção da bebida.

A história sobre o surgimento do vinho está rodeada de lendas, sendo difícil afirmar qual a origem real da bebida. Mas talvez, a lenda sobre o vinho mais interessante, e tenho que confessar que esta é a minha favorita, seja a relatada por um rei persa.

Em sua corte as uvas eram conservadas em jarros para que pudessem ser comidas fora da estação. Certa ocasião, um dos jarros começou a exalar um cheiro estranho e as uvas desse jarro específico espumavam, por isso ele foi posto de lado para que ninguém se envenenasse. Uma jovem do harém, sofrendo dores de cabeça terríveis, resolveu suicidar-se bebendo o “veneno”, só que, ao invés de provocar a sua morte, as uvas estragadas lhe trouxeram paz e um sono que lhe devolveu as forças.

Se essa lenda é verídica ou não, nunca saberemos, mas é fato comprovado que todo mundo melhora depois de uma tacinha de vinho, não é mesmo?

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *