Foi um super bem-executado o projeto de design de embalagem que fez os estudantes de Design Gráfico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Bárbara Viégas e Aruh Carvalho, subirem ao palco do Theatro José de Alencar. Anteontem, eles receberam o prêmio da categoria “Illustration packing”, do Latin American Design Awards 2024, na primeira edição do festival aqui no Brasil, que acontece até o dia 15 de setembro, em Fortaleza (CE).
O Ladawards, como é conhecido, ainda está rolando com diversas atividades. Ele contou com uma prestigiosa Gala de Premiação no dia 11, que resultou no honroso resultado para os estudantes do nosso estado. O festival também tem apresentações dos maiores estúdios de design da América Latina, workshops interativos com profissionais da área, mesas redondas com especialistas, oportunidades de networking com criativos e exposições de todos os projetos vencedores nas categorias. O evento também está oferecendo atividades paralelas organizadas pelo Kuya, Centro de Design do Ceará.
As ilustrações mais bem votadas são irreverentes, engraçadas, inspiradas em personagens conhecidos e em outros repertórios de Bárbara. Elas chamaram a atenção do público e trouxeram o troféu para a Paraíba. O design vencedor na categoria foi de uma embalagem de suco de caixinha para um projeto dos alunos do IFPB, com a utilização dos personagens de frutas criados.
“Suquim” é um produto fictício, criado para a disciplina de Planejamento Visual II do curso. Segundo a descrição do projeto – que está compartilhado no Behance dos vencedores, sugiro que o leitor veja em detalhes como está completo o trabalho –, “a embalagem foi criada para um público jovem, a fim de resgatar a nostalgia do suco de caixinha e unindo os conceitos de cultura pop com humor irreverente”. Foram utilizadas “referências do humor contemporâneo, unindo o conceito atemporal das frutas antropomórficas com o inesperado e o irônico, através das expressões exageradas dos personagens e dos contextos inusitados”.
No curso de Design Gráfico, os estudantes trabalham competências das artes, comunicação e design. Eles podem planejar e executar a programação visual de jornais, revistas, livros e materiais impressos, produzir imagens, criar e editar infográficos, páginas da Internet e animações para o meio digital, desenvolver linguagens eficazes para a usabilidade de suportes digitais, e elaborar projetos gráficos. Os formados tecnólogos em Design Gráfico podem atuar em empresas jornalísticas, cinematográficas, escritórios de design e agências de publicidade e propaganda, além de setores relacionados em empresas de outros segmentos.