
Este 17 de fevereiro é o primeiro dia Dia do Axé da história. É isso mesmo. Você sabia que a data do Axé-Music foi instituída recentemente, em agosto do ano passado? E o melhor: aqui, na Paraíba, já tem um acontecimento relacionado. O cantor e compositor Yuri Carvalho, do conhecido “Axé do Yuri”, vai lançar um EP gravado no Centro Histórico de João Pessoa, produzido pela Casa Amarela Produções.
O trabalho dele registra parte do show ao vivo “Axé do Yuri | Uma homenagem aos 40 anos do Axé Music” e vai estar disponível em todas as plataformas de streaming. São seis faixas gravadas no Centro Histórico da capital, durante uma apresentação que aconteceu em novembro de 2025.
O EP nasce com a proposta de preservar o momento atual da trajetória do artista e do próprio Axé na cidade. Segundo Yuri, a decisão de transformar o show em registro fonográfico veio do desejo de deixar esse capítulo documentado. “A ideia surgiu para deixar gravado, na minha história, na história do Axé e na história de João Pessoa essa memória”, afirma.
Recentemente, Yuri desfilou nos blocos Banho de Cheiro e Muriçocas do Miramar, no pré-Carnaval da Via Folia, com trios patrocinados por diversas marcas. Em alta, o artista atraiu a atenção da Vivass Comunicação (assessoria de imprensa), Opix (provedor de internet de fibra), e até mesmo o Bob’s, rede de fast food que esteve tanto na avenida, como no camarim.
O EP conta, ainda, com participações de duas mulheres especiais da música regional. A cantora baiana Sarajane, a precursora do Axé Music, com quem Yuri divide os vocais na faixa “A Roda”, um dos maiores sucessos do gênero de todos os tempos. A paraibana Gitana Pimentel também sobe ao palco e participa de “Toneladas de Desejo”.
Das seis músicas, a faixa “Recomeço do Fim” é inédita. Já as canções “É Amar” e “Pra Agradecer” têm autoria de Yuri Carvalho em parceria com Matheus Andrade. “Acredito que ‘Recomeço do Fim’ e ‘É Amar’ são duas músicas que vão se conectar com o público facilmente, pois falam de sentimento bom, do amor e de acreditar em dias melhores, apesar dos pesares”, disse Yuri.
A gravação no Centro teve o conceito visual dialogando com elementos simbólicos do gênero musical. Figurinos em paleta off-white, detalhes com fitinhas do Senhor do Bonfim nos músicos e a distribuição das fitinhas ao público ajudaram a criar um ambiente de fé, festa e ancestralidade.
Para Yuri Carvalho, o lançamento do EP representa um passo de consolidação no gênero. “Esse trabalho confirma minha escolha pelo Axé Music, não só como intérprete, mas também como compositor. É um caminho que eu decidi seguir e que agora fica registrado”, resume.
Segundo a Agência Senado, a Lei 15.189, que institui a data de 17 de fevereiro como o “Dia Nacional da Axé-Music”, foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União de 7 de agosto de 2025. A data faz referência a um domingo de carnaval de 1985 que, de acordo com a autora do projeto, a deputada federal Lídice da Mata, marcou o lançamento e o sucesso da axé-music.
O relatório da senadora Augusta Brito lembrou que o axé desempenha papel fundamental na valorização da diversidade e no resgate das raízes afrodescendentes, além de contribuir para a geração de emprego e renda. E cita dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, segundo os quais o carnaval do ano de 2024, com programação marcada pela presença da axé-music, movimentou cerca de R$ 2 bilhões e gerou mais de 60 mil postos de trabalho temporários. Ele também ressalta que a ocupação hoteleira na capital baiana ultrapassou 95% durante o evento.
De acordo com o relatório aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o termo “axé” provém da língua iorubá e significa força, energia vital ou poder sagrado, expressão ligada às religiões afro-brasileiras e que sintetiza, de modo simbólico, a potência cultural, espiritual e identitária desse gênero musical. O gênero surgiu no estado da Bahia e ganhou força nas décadas de 1980 e 1990, firmando-se como expressão artística que incorpora influências do samba-reggae, frevo, ijexá e outros ritmos afro-brasileiros.

