Impossível morar em João Pessoa e não ter sido impactado pelas mídias da campanha que a agência PM Com Estratégia fez para a Pop FM 89,3. Campanha esta que teve início quando a rádio anunciou nova programação, no mês passado, e contempla out of home e materiais promocionais.
Agora vem a parte curiosa: em conversa com o publicitário Paulo Miguel, da PM Com Estratégia, descobri que toda a campanha partiu da necessidade de criação de um adesivo para uma parede da rádio, demanda solicitada pela superintendente do sistema Pop – que também engloba este portal aqui, o Pop Notícias –, Reny Cláudia. “Reny me acionou para criarmos uma nova ambientação para o estúdio da rádio, mas, no processo criativo, entendemos que cabia mais. A partir de um brainstorm, entendemos que a Pop estava em um momento de mudanças na grade e que havia algo ainda maior envolvido: um novo posicionamento”, Paulo contou.
Então veio uma pesquisa de referências. “Buscamos compreender o cenário de rádios no Brasil, no Nordeste e na Paraíba e compreendemos que a Pop é uma rádio única, que entrega tudo que o rádio legítimo precisa: música, notícias, entretenimento e conteúdo”, disse ele, que entregou a inspiração: “e a partir da música “O Papa é Pop”, dos Engenheiros do Hawaii, chegamos ao conceito: ‘É Rádio, é Pop’”.
E não só o tal adesivo, mas todas as peças da campanha começaram a ser criadas para a Pop FM, com foco foi na mídia exterior e no rádio, claro. Assim, a veiculação foi direcionada para os espaços de anúncio da grade da própria Pop, e também para outdoors, backbus, placas de endereçamento e até cadeiras de ônibus. “Nossa campanha publicitária está no ar e tem gerado um impacto extremamente positivo. E a gente só tem a agradecer por esse retorno positivo dos nossos ouvintes e anunciantes. Investimos em outdoors, outbus e também em uma nova plástica na nossa programação, trazendo ainda mais identidade e energia à Rádio Pop FM 89.3, que o ouvinte já conhece e confia”, comentou Reny.
Além disso, peças como leques e balcão para ativações foram previstas nas criações. Segundo o publicitário, a ideia é que sejam feitas outras ações ao longo do ano. A superintendente reforça: “tem mais por vir. De forma gradual e estratégica, vamos expandir nossa presença para novos formatos e veículos, fortalecendo cada vez mais a nossa marca e conexão com o público. Seguimos juntos, levando informação, música e conteúdo de qualidade no ritmo da Pop FM. Se ‘é rádio, é Pop’”.
Paulo Miguel também acredita no poder do conceito criado, “É Rádio, é Pop”. De fato, é bem versátil para o uso da rádio e Paulo ainda fecha exemplificando: “pode ser desmembrado para outros como ‘É Música, é Pop’, ‘É Notícia, é Pop’, ‘É Cultura, é Pop’, e ‘É Política, é Pop’”. E eu acrescento que o poder da abrangência de mídia também pode ser considerado. Como eu disse logo no início, por onde se anda na cidade, encontra-se com a 89,3.
E caso o leitor ainda não esteja por dentro do que, de fato, mudou na programação, retomo o que a Reny declarou, à época do lançamento, em cobertura que está no @meiodepropaganda, no Instagram: “estamos muito felizes por este momento. Estamos dando um passo muito importante. A gente começa nossa manhã com Flávio Fernandes, no Ronda, a partir das 5h. Em seguida, entram Adelton Alves, Edmilson Pereira, Coxinha. A partir das 9h, começa o Show da Manhã. Temos o Meio-Dia Paraíba, com Fábio Bernardo, Sony Lacerda, Petrônio Torres e Fábio Augusto. À tarde, temos o Super Tarde, com Lidiane Morais. Depois temos o Agora Na Pop, com Victor Freitas e Juliana Carneiro. Em seguida, vem o Hora H, com Heron Cid. Estamos com um time muito bacana”.