Search
Close this search box.

Publicidade

Empresas – literalmente – no pódium

Compartilhe:

Alinhamento de marca, acesso a novos mercados, responsabilidade social e comunitária. São diversos os motivos que podem fazer uma empresa a patrocinar pilotos de corrida. Na Paraíba, duas construtoras saíram na frente no podium pelo inventivo a dois pilotos da terra.

Patrocinado pela Construtora Massai, Felipe Rabello se destaca nos campeonatos paraibano e pernambucano de kart. O ano de 2024, de fato, está sendo um divisor de águas na carreira do piloto, que começou a temporada na Itália, participando de sua primeira corrida internacional, a ROK Winter Trophy, no kartódromo South Garda, em Lonato. Ainda este ano, dois eventos especiais estão no radar de Felipe. Um deles é a quarta edição do Campeonato do Nordeste de Kart, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de julho no Circuito Internacional Paladino, onde ele competirá nas categorias Júnior Nordeste e OK Júnior. Durante o campeonato nordestino, também acontece o Open para outro importante evento no Paladino: a 25ª Copa Brasil de Kart, marcada para os dias 17 a 27 de julho. Este ano, será a segunda vez que o kartódromo paraibano sediará o evento nacional.

Continua Depois da Publicidade

Já a GHC Incorporações patrocina a piloto paraibana Bia Martins, que hoje se destaca no Campeonato Paulista de Automobilismo, na categoria HB20 Racing Cup. A primeira temporada completa de Bia na categoria foi no ano passado. Mais acostumada com o ritmo da competição, ela iniciou a segunda temporada em 2024 bastante focada e atualmente está em quarto lugar das 25 posições no Campeonato Paulista de Automobilismo. As duas primeiras etapas da competição já aconteceram. A terceira etapa da competição ocorrerá no dia 21 de julho, no autódromo de Interlagos.

Etarismo

No cenário competitivo do mercado de trabalho, encontrar emprego se torna um desafio para muitos. Nesse contexto, o etarismo surge como uma questão agravante e cada vez mais presente e preocupante. Etarismo é o nome que se dá ao preconceito contra pessoas com base na sua idade – e os idosos são os que mais sofrem com essa situação no Brasil e no mundo. Pelo menos 86% da população acima dos 60 anos afirma já ter enfrentado algum tipo de preconceito em relação ao mercado de trabalho, independentemente de suas habilidades e experiências. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma, com base em dados da Oldiversity®.

Na Paraíba, isso também é uma realidade. De acordo com Márcia Peixoto, psicóloga especialista em Recursos Humanos e diretora da Roots Talent, uma das causas para o etarismo acontecer nas empresas é pela rápida adoção de novas tecnologias e a busca por profissionais com habilidades específicas. Com isso, indivíduos com mais idade, muitas vezes, se vêem marginalizados nesse ambiente em constante transformação. Para ela, a situação impacta  negativamente não apenas os profissionais mais experientes, mas também as empresas que perdem acesso a uma valiosa fonte de know how. “Na prática, a busca por talentos mais jovens muitas vezes se dá pelo desejo de injetar novas ideias, perspectivas e familiaridade com tecnologias emergentes. No entanto, essas decisões podem criar um desequilíbrio na força de trabalho e levar a lacunas no desenvolvimento de talentos e na continuidade operacional dentro das organizações”, detalha Márcia. Embora o etarismo seja uma realidade nas empresas, o perfil do profissional com mais de 45 anos pode trazer maturidade, foco no trabalho e referência às equipes.

Disruptivo e elegante

Um espaço empresarial disruptivo, elegante e confortável em João Pessoa. Assim é o Wine & Work by Núcleo, uma “casa” localizada em Manaíra e que reúne empresas de diversos segmentos que interagem entre si e com o mercado. O “wine” e “work” surgiram da ideia dos sócios e empreendedores Gustavo Galindo e Ivan Rocha, proprietários da Núcleo Consultoria Imobiliária, que uniram duas coisas que gostam muito – vinho e trabalho – para criar o local. O design do espaço é inspirado em modelos de lares elegantes e contemporâneos e inclui uma ampla sala de reuniões, uma bela área externa para eventos e ambientes com muita beleza e automação. Um destaque peculiar é a piscina de bolinhas, para reuniões despojadas e momentos de descontração. O espaço conta oito empresas parceiras. São elas: Núcleo Consultoria Imobiliária, 241 Arquitetura, Obra Soluções Construtivas, Construtora Moreno, Tereza Freitas Advocacia, Vivass Assessoria e Comunicação, CSI Financiamento Imobiliário e Agência de MKT Trato. Para aqueles interessados em conhecer o espaço, o Wine & Work está localizado na Av. Pombal, 1504 – Manaíra, 58038-242. Mais informações, pelo telefone (83) 99156-6446 ou pelo Instagram @nucleowinework.

Lance do Bem

Colecionadores de Fine Art e admiradores da obra do fotógrafo Toddy Holland terão a oportunidade de adquirir um de seus trabalhos e ainda beneficiar vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. No próximo dia 13 de junho, a Casa GHC receberá o primeiro leilão Lance do Bem, de forma presencial, com a participação do próprio Toddy, que está de passagem pelo Brasil. Com a curadoria da Galeria Íris, o leilão contará com fotografias nunca comercializadas, impressas em padrão Fine Art. A GHC Incorporações abraçou a causa e vai ceder o espaço e a estrutura para a realização do evento. A íris Fine Art, responsável pelas impressões das imagens em padrão de galeria de arte, garantindo os padrões de galerias, a longevidade da obra e a busca pela fidelidade aos originais. Também são parceiros do Lance do Bem, o jornalista Ricardo Castro, Vivass Assessoria & Comunicação, o cerimonialista Fillip Miranda, a BK produções, a SS Design e o Leilões PB.

Economia circular

A economia circular fomenta pequenos negócios e empreendedorismo feminino. É o que diz recente pesquisa da OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis do Brasil, que avaliou a representatividade feminina no consumo e no varejo, metade dos consumidores brasileiros entrevistados afirmam apoiar comércios liderados por mulheres. De acordo com a pesquisa, 28% dos respondentes sempre valorizam estabelecimentos comerciais liderados por empreendedoras; 23% informaram que às vezes dão suporte. Entre os que apoiam negócios gerenciados por mulheres, a compra de itens foi a ação mais citada, representando 31% das respostas. A divulgação do negócio e o apoio às mulheres ficaram em seguida, ambos com 10%.

A pesquisa quantitativa online foi encomendada pelo Grupo OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics da MindMiners, que entrevistou 600 pessoas em fevereiro.

Andréia Barros

Andréia Barros (@andreiabarroscosta) é diretora da agência de assessoria de comunicação Viváss (@vivasscomunicacao) e editora do portal de economia Paraíba Total (www.paraibatotal.com.br), parceiro do Grupo POP. Mineira de nascença, Andréia escolheu a Paraíba como lar e se destaca por divulgar as potencialidades econômicas do Estado por meio do seu trabalho como jornalista, colunista e assessora de imprensa.

Escreva para a coluna no: [email protected]

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *