
Olha eu aqui, de novo, falando sobre as criações no DFB Festival! Por mais um ano, é uma alegria falar sobre a realização deste evento, que ultrapassa a trilha de moda autoral e entra brilhantemente na economia criativa, levando o potencial do Nordeste para toda a América Latina. E é permeada por uma pauta da Paraíba que falo sobre a 26ª Dragão Fashion Brasil: alunos do curso de Design de Moda do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) foram selecionados e irão representar o nosso estado no “Concurso dos Novos” novamente, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O tema da competição deste ano é “IA: Inteligência Autoral”, e será desfilado no sábado, dia 17 – veja line-up completo ao fim desta coluna.
Por meio do Concurso dos Novos, o DFB Festival também conta com os desfiles de alunos das seguintes instituições, além do Unipê: Unifor (Ceará), UFCA (Ceará), IFRN (Rio Grande do Norte), Senai RN (Rio Grande do Norte), Unama (Pará), UFMG (Minas Gerais) e UCS (Rio Grande do Sul). Nesta edição, as equipes escolhidas – oriundas do Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – receberam subsídios para viabilizar a coleção e disputarão o prêmio de R$ 20 mil.
Entre os oito grupos finalistas, a coleção desenvolvida pelos alunos do Unipê tem como tema “Entre Pinceladas e Códigos: A Moda Como Expressão Viva” e propõe um diálogo entre o artesanal e o tecnológico, numa jornada simbólica que percorre céu, terra e inferno. Inspirada na obra “O Jardim das Delícias Terrenas”, no movimento Club Kids e na cultura Ballroom, a proposta mistura técnicas manuais – como bordados, crochê e costuras – com elementos digitais e até recursos de robótica. As peças exploram as dualidades humanas em contraste com os avanços tecnológicos, carregando identidade, emoção e propósito, e reafirmando a moda como um meio potente de expressão artística. A coleção incorpora elementos não convencionais, como o crochê com cabos de internet, que representa a união entre o artesanal e o universo digital.
Para o representante do grupo, Gabriel Antônio dos Santos, o projeto traduz as vivências e visões dos estudantes. “Cada escolha – desde o tema até os detalhes das peças – traz um pouco da nossa história. É um processo que exige pesquisa, inspiração e muita dedicação, afinal, transformar sentimentos, referências e histórias em roupas que falem por si vai muito além da estética. Ser selecionado é o reconhecimento de um trabalho feito com alma, que ultrapassa o campo do vestuário para se tornar expressão artística”, explica.
A professora de Design de Moda Dyana Barreto acompanhou de perto cada etapa da criação e reforça o impacto formativo da experiência: “a coleção reflete uma construção coletiva que valoriza a originalidade e a inteligência autoral, em sintonia com os desafios propostos pelo concurso. Inspirados por referências que conectam o artesanal ao digital, com toques de robótica, nossos alunos criaram peças que afirmam a moda como expressão viva. Estar entre os finalistas reconhece um percurso criativo consciente – e seguimos com o coração acelerado na expectativa de conquistar esse prêmio tão importante”.
Marggory Ellen Rodrigues é aluna que integra o grupo finalista e sente emoção por ver sua trajetória pessoal refletida no projeto. Crocheteira e artesã antes mesmo de ingressar no curso, ela descreve a experiência como transformadora: “ver nossa coleção tomando forma é emocionante. Cada etapa supera minhas expectativas. É gratificante perceber que meu conhecimento manual pode se conectar a propostas tão inovadoras e ganhar visibilidade em um evento dessa dimensão”.
O público interessado em acompanhar presencialmente o evento pode participar gratuitamente ou assistir pelo canal no YouTube. A programação completa e as categorias participantes estão disponíveis nas redes sociais do evento.
Confira a programação completa de desfiles do DFB 2025, de 14 a 17 de maio:
14 de maio (quarta-feira)
18h30 – DFB Revela Talento UniAteneu – Sala 2
19h – 100% Ceart – Sala 1
19h30 – Jonhson Alves – Sala 2
20h – Lindebergue – Sala 1
20h30 – Almerinda Maria – Sala 2
15 de maio (quinta-feira)
18h30 – DFB Revela Talento UFCA – Sala 2
19h – DFB Revela Talento Unifor – Sala 1
19h30 – Hand Lace – Sala 2
20h – Creations LIL – Sala 1
20h30 – Catarina Mina – Sala
16 de maio (sexta-feira)
18h30 – Concurso dos Novos (IFRN, Senai RN, UCS, UFCA – Sala 2)
19h – Melk Zda – Sala 1
19h30 – Bruno Olly – Sala 2
20h – George Azevedo – Sala 1
20h30 – David Lee – Sala 2
17 de maio (sábado)
18h30 – Concurso dos Novos (UFMG, Unama, Unifor, Unipê – Sala 2)
19h – Vitor Cunha – Sala 1
19h30 – Oco Club – Sala 2
20h – Almir França – Coleção Energia 2025 (Enel Brasil) – Sala 1
20h30 – Marina Bitu – Sala 2
Agora, confira a programação do Summit aberto ao público, que integra o Espaço Conexões, iniciativa realizada em parceria com o Sebrae Ceará. As atividades também serão transmitidas ao vivo pelos canais oficiais do Sebrae e do Espaço Conexões no YouTube.
14 de maio (quarta-feira)
14h30 às 15h – Sustentabilidade através do Upcycling – Marcelo Marini e Ana Cilana Braga, representante de Sustentabilidade da Enel Ceará;
15h30 às 16h15 – Mesa redonda “Moda masculina hoje” – Mário Queiroz e David Lee;
16h30 às 17h – A imagem que vende: como se destacar no mercado – Catarina Cavalcante, especialista em imagem.
15 de maio (quinta-feira)
14h30 às 15h15 – Business & Brand – Luiz Taniguchi;
15h30 às 16h15 – Mesa redonda “Moda autoral: os desafios e diferenciais” – Luiz Taniguchi, Silvania de Deus e Cândida Lopes.
16 de maio (sexta-feira)
14h30 às 15h15 – Propósito pessoal e empreendedorismo – André Carvalhal;
15h30 às 16h15 – Mesa redonda “Negócios de impacto: importância e diferencial” – André Carvalhal, Sidarta Cabral e Gizelle Reis.
17 de maio (sábado)
14h30 às 15h15 – Marketing digital: estratégias do empreendedor para vencer desafios – Gizelle Reis;
15h30 às 17h – Tendências mundiais: como usar para ter identidade local? – Eduardo Motta.