
É uma alegria voltar a falar dessa campanha aqui no Meio de Propaganda, contando o que foi pensado pela agência para acrescentar ao que já tinha dado certo numa temporada passada. Tudo começou quando, em um dia comum, um cidadão caminhava pela ruas da capital pernambucana, até que o lixo que jogava no chão começou a grudar em seu corpo, transformando-o no Homem-Lixo.
Essa história dá início à nova fase da premiada campanha criada pela agência Ampla para a Prefeitura do Recife. Entrou no ar já neste início de julho, período de chuvas na nossa Região, com dois filmes bem-humorados assinados pela produtora Urso Filmes. A proposta é provocar identificação, gerar conversas e, principalmente, transformar comportamentos. Além do já conhecido Homem-Lixo, personagem de campanha anterior que fez grande sucesso, esta traz um novo personagem, o Pinto no Lixo, um diferencial na atual comunicação.
A Ampla roteirizou situações absurdas com humor para abordar um problema sério: o impacto do descarte irregular de resíduos no sistema de drenagem da capital de Pernambuco. A reflexão em torno desta questão é fundamental, pois há o dado de que até junho de 2025, mais de 22 mil toneladas de lixo já foram removidas dos canais da cidade. Nesse sentido, a comunicação explora criatividade, sensibilidade e humor para provocar reflexão, visando mudança de hábitos que impactam diretamente o sistema de drenagem urbana e a qualidade de vida da população.
A campanha marca o terceiro ano consecutivo do personagem Homem-Lixo nas telas e nas ruas da capital pernambucana. Criado em 2022, se tornou símbolo da luta contra o lixo jogado nas ruas. Em 2025, ele retorna com força total, acompanhado pelo Pinto-no-Lixo, um novo e desastrado personagem – ele é a novidade que temos pra hoje!
Com o título “A Origem”, o primeiro dos dois filmes conta como surgiu o personagem que virou marca registrada da educação ambiental no Recife, com linguagem cinematográfica e sensível. Em um flashback, o público que ainda desconhece pode descobrir como surgiu o Homem-Lixo. O leitor pode assistir no canal da Urso Filmes no YouTube: www.youtube.com/watch?v=ekWjlTpjyTI .
Ele narra sua transformação no filme e convida o público a imaginar: “e se isso acontecesse com você?”. Outras pessoas ainda são mostradas representando esses diferentes tipos de lixo (orgânico, eletrônico, cosmético etc.), além de cenas reais de limpeza urbana. A mensagem reforçada é de que parte do lixo que jogamos na rua volta para nós e, muitas vezes, em forma de alagamento, entupimento ou doença.
Já o segundo filme apresenta o novato Pinto-no-Lixo, uma ave sem noção que se diverte entre entulhos e resíduos descartados em local indevido. Assista aqui no perfil da Ampla: https://www.instagram.com/ampla_/reel/DK2JIiWO9Cc/. O Homem-Lixo, indignado, encara o papel de “agente da ordem”, lembrando o público de que, apesar da atuação da prefeitura, a responsabilidade também é de cada cidadão.
A estratégia busca dialogar com diferentes públicos, então ainda abrange conteúdos exclusivos para redes sociais, out of home, peças de backbus, revista e portais de notícias.
“O personagem Homem-Lixo nasceu em 2022 e, desde então, é protagonista em campanhas de conscientização sobre o descarte irregular de resíduos. Em 2024, foi premiado por sua criatividade e impacto social no Prêmio Profissionais do Ano. Nessa ação, ele volta mais forte, com narrativas que se conectam à população e mantêm vivas discussões sobre cidadania, responsabilidade coletiva e respeito ao espaço urbano”, disse a coordenadora de Negócios da agência Ampla, Amanda Cardoso.