
Quando fui convidada para a inauguração do Tramice Ristorante, que abriu as portas no fim do ano passado, pensando no público apreciador de experiências gastronômicas, conversei pessoalmente com um dos sócios, Caio Graco sobre a nova marca. Esse vídeo está no feed do @meiodepropaganda – clique aqui: https://www.instagram.com/p/DC9RXk3pyl7/. Agora, em conversa com a equipe responsável pela criação da marca e sua identidade, o diretor de criação Fellipe Rocha e o diretor de arte Marcelo Correia, da agência de publicidade Hanzol, podemos descobrir ainda mais detalhes. Além disso, trago detalhes da arquitetura e da gastronomia do restaurante que está bombando desde então.
O conceito
O Tramice, cujo nome remete à expressão italiana “tra amici”, ou seja, “entre amigos”, traz a culinária italiana para almoços e jantares em um ambiente antes inédito, uma casa na orla de Manaíra. Tramice também significa “através” em italiano, então o restaurante se propõe a ser a ponte entre a culinária e o afeto, unindo tradição, autenticidade e sofisticação em três ambientes.
Para dar sustentação, com a contratação da agência Hanzol, nasceu o conceito “Tramice – Aprecie o legado. Vivencie a história”, que permeia toda a campanha da marca. E a explicação vem do diretor de criação Fellipe Rocha: “um ambiente único com três atmosferas diferentes. Conduzindo, de um lugar para o outro, a paixão pela culinária italiana. É a ponte que realiza a travessia da alta gastronomia. A partir de agora, o cliente é um personagem importante da história”. O propósito, ele diz, é “unir as pessoas em torno de uma mesa através da culinária italiana, preservando o legado da família”.
A identidade visual
Desenvolvida pelo diretor de arte Marcelo Correia, a marca Tramice ficou encantadora. “A letra ‘M’ na identidade visual sutilmente representa o elemento da ponte, transmitindo força, consistência e elegância. A intenção foi criar um resultado único com uma identidade forte, enfatizando a ideia de conexão em todos os momentos, tanto de forma explícita quanto implícita”, explicou ele.
Marcelo complementa: “Através da combinação de elementos criados para compor a identidade, alcançamos uma conversa entre os três ambientes. E todas as cores foram cuidadosamente escolhidas para facilitar sua aplicação física, proporcionando um ambiente forte e coerente com o universo visual criado”.
A arquitetura
O local escolhido, com vista para o mar, mantém boa parte da estrutura original. A casa foi reformada para criar um percurso sensorial que começa com uma ambientação inspirada na costa italiana, passa por um salão clássico e culmina em uma vila da Toscana no quintal.
O projeto foi assinado pelo escritório de arquitetura AEA e pela designer de interiores Pamella Galdino, com paisagismo de Gabriel Cavalcanti e texturização de Rick Decor. O espaço conta tem detalhes pensados e desenhados à mão, incluindo peças restauradas da casa original.
A culinária
O cardápio tem a assinatura da chef Andréia Fernandes, nome já conhecido na cidade por ser responsável pela cozinha do restaurante Arbóreo. Para elaborar, ela combinou pratos autorais com receitas clássicas. As entradas incluem opções como burrata, carpaccio e polenta. As massas são frescas ganham suas interpretações, enquanto pratos tradicionais, como o carbonara, preserva a execução clássica. Há ainda risotos, carnes e receitas afetivas, como lasanhas e nhoques, que homenageiam as tradições da nona. Os valores dos pratos principais variam entre R$ 65 e R$ 130. A carta de bebidas tem mais de 100 rótulos de vinhos, priorizando os italianos, e coquetéis assinados pela Astral Drinks.