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Scappini: conheça a história do co-founder da Mynd e Billboard Brasil

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Carlos Scappini é sinônimo de inovação e vanguardismo. À frente da Mynd e da Billboard Brasil, o profissional tem mais de 30 anos de experiência no ramo da comunicação. O publicitário é formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Inovação pela Stanford Graduate School of Business, nos Estados Unidos. Depois de ter uma videolocadora e vender batata frita em feiras pelo interior do país, seguiu carreira na área de marketing, nos mais diversos segmentos.

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É uma das maiores agências de marketing de influência e entretenimento da América Latina, e está por trás da imagem de estrelas como: Luiza Sonsa, Pabllo Vittar, Xamã, Gil do Vigor, entre outros. Além de Scappini, a Mynd também tem como sócios Fátima Pissarra e Preta Gil.

A Mynd é atualmente a maior agência de influenciadores do Brasil. Hoje, a empresa representa mais de 350 artistas em um time com quase 200 pessoas e que tem faturamento anual de R$ 350 milhões de reais. A companhia veio com o espírito revolucionário de fortalecer o segmento digital e conseguiu conquistar um espaço sólido no mercado não só nacional, mas também internacional.

Billboard Brasil

Com mais de 120 anos de história, a Billboard é uma das publicações mais respeitadas e influentes da indústria fonográfica. A edição impressa foi relançada em setembro de 2023, apresentando a cobertura da primeira edição do festival The Town. A revista é um termômetro do que acontece e o que está em alta na indústria da música.

Tivemos a oportunidade de ter uma entrevista exclusiva com o empresário e publicitário Carlos Scappin. Falamos sobre mercado fonográfico, indústria digital entre outros assuntos!

-Como Carlos Scappini se define?

Eu sou o filho da Neusa, marido da Flor e pai do Luca. Além disso, sou parrileiro amador e nerd profissional.

-Como você avalia o mercado atual no campo digital do entretenimento?

Hoje, o mercado digital de entretenimento está extremamente dinâmico e competitivo. A demanda por conteúdo aumentou significativamente, especialmente com o avanço das plataformas de streaming e redes sociais, que se tornaram um ponto essencial para consumo cultural e interação. O público valoriza experiências personalizadas e acessíveis, e isso desafia criadores e empresas a sempre a inovar para reter a atenção. Esse cenário também oferece muitas oportunidades para novas vozes e formatos, ampliando a diversidade e a representatividade.

– Qual sua análise em relação à indústria da música no Brasil?

A indústria musical brasileira vive um momento único, com crescente valorização dos artistas brasileiros e um alcance global inédito. Graças ao digital, gêneros como o funk, o sertanejo e o trap alcançaram audiências globais, o que fortalece a exportação cultural brasileira. No entanto, desafios como a valorização do trabalho autoral e o equilíbrio de ganhos para artistas menores ainda são pontos que chamam a nossa atenção. É um mercado promissor e dinâmico, mas que exige estratégias inovadoras e uma estrutura que beneficie toda a cadeia criativa.

– Conta um pouco sobre seu trabalho da Billboard Brasil?

Na Billboard Brasil, nosso foco é trazer conteúdo que inspire, informe e aproxime o público do que há de mais relevante na música e na cultura pop. Desde análises de tendências até entrevistas com todos os tipos de artistas tanto novos, como aqueles que já são conhecidos pelo público, trabalhamos para criar uma conexão autêntica entre a audiência e o cenário musical. É um trabalho que envolve muita pesquisa e parceria com diferentes setores da indústria, e que visa fortalecer ainda mais o reconhecimento da música brasileira no mundo.

-A Billboard Brasil completa um ano de existência. Quais são as novidades e os próximos passos?

Celebrar um ano da Billboard Brasil é um marco importante para nós! Para o futuro, estamos planejando aumentar a cobertura de lançamentos e eventos, além de dar ainda mais espaço para artistas independentes. Outro objetivo é ampliar a participação em eventos e shows, consolidando nosso papel como um canal de referência e trazendo novas plataformas interativas para engajar o público, como podcasts e experiências virtuais.

 -A Mynd é uma das empresas mais respeitadas no ramo do entretenimento. Quais são os desafios e o que levou a Mynd se consolidar cada vez mais no Brasil?

A Mynd se destaca por entender a cultura brasileira e sua multiplicidade, e se adapta rapidamente às mudanças do mercado e ao comportamento do consumidor. Os principais desafios incluem acompanhar a velocidade da transformação digital e manter uma boa relação entre artistas e audiência. Nosso diferencial é a capacidade de conectar marcas e artistas com propósitos alinhados, criando projetos que vão além da publicidade tradicional e realmente falam com o público.

– Qual orientação você daria para uma pessoa que quer seguir o ramo de influenciador digital? Quais são as melhores estratégias para quem está iniciando nesse ramo?

Para quem deseja entrar nesse mercado, é importante entender seu público-alvo e definir uma identidade única. Ser autêntico é a chave para construir uma comunidade fiel e engajada. Comece compartilhando conteúdo que você realmente acredita e invista em um nicho que represente quem você é. Busque parcerias estratégicas, sem perder essa essência, e use as métricas para entender o que funciona, sempre mantendo um conteúdo relevante e criativo.

– Qual sua dica para as pessoas que querem trilhar no caminho da música?

Para construir uma carreira na música, seja você mesmo e tenha paciência. Entender a fundo o mercado, investir em qualidade e ter uma presença digital são passos importantes. Colaborações com outros artistas, explorar nichos e se conectar com fãs fazem muita diferença. Não ignore a parte estratégica e, se possível, busque parcerias com profissionais que ajudem a dar visibilidade ao seu trabalho.

-No Papo Pop, a gente sempre faz a última pergunta assim: o que o você queria responder que ninguém nunca perguntou?

Difícil pergunta. Em todos esses anos de trajetória, acho que já me perguntaram de um tudo. Nem sempre temos respostas para todas as questões, mas, tudo bem. Estamos aprendendo o tempo todo.

GIRO POP:

– “Minha Vida em Marte”, de Mônica Martelli, chega a João Pessoa. Coloque na sua agenda: 5 de dezembro, às 20h, no Teatro Pedra do Reino. Os ingressos já estão disponíveis no site Ingresso Digital.
– “Funk generation”, de Anitta, é indicado ao Grammy.
– Falando em Grammy, o Grammy Latino será realizado no dia 14 de novembro. Vale lembrar que a cantora Cátia de França concorre na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”. Estamos na torcida!!!
-Katy Perry no The Town 2025! Cantora é a 1ª confirmada para o festival.
-O Festival das Negritudes 2024 acontecerá de 16 a 23 de novembro e terá várias atividades em pontos diferentes da cidade de João Pessoa, reunindo artistas, pensadores, ativistas e o público em geral.
-Com grandes participações, Gabriel Vaqueiro grava primeiro DVD
em São Paulo.
– Não esqueça que toda sexta-feira temos a coluna ‘Agenda Pop’, às 15h30, no programa Tarde Pop, na Rádio Pop 89,3 FM!
– O programa Papo Pop da próxima terça-feira (19), às 21h, será com a dupla Matheus Gael & Maria Ercilia. Não perca!

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