Em primeira mão no Nordeste, a operadora Tim deu um passo na proteção dos consumidores ao apresentar o projeto “Se liga que é fraude”, idealizado para informar e educar os usuários sobre como se proteger de golpes. O lançamento foi na manhã do último dia 15, no auditório da sede do Procon da Paraíba, aqui em João Pessoa (PB), na presença de membros dos Procons municipais, órgãos de defesa do consumidor e junto à equipe da Tim.
Ao ficar sabendo da ideia, tratei logo de entende-la para trazer para este espaço da coluna. Acredito que uma marca do segmento ganha pontos em confiança ao se posicionar como parceira dos próprios clientes e da sociedade em geral, diante dos eventuais crimes cibernéticos que podem sofrer.
O projeto “Se liga que é fraude”, então, nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Para isso, a Tim elaborou uma cartilha que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações para que os consumidores estejam atentos.
A gerente de relacionamento com Procons da Tim Brasil, Liliam Lopes, explicou que “a educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. A cartilha está disponível em versões impressa e on-line no site da Tim e cobre temas como spoofing (um tipo de ataque cibernético) e fraudes por SMS e WhatsApp”.
A cartilha sobre a qual Liliam fala traz ainda dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.
A versão on-line dela, que pode ser encontrada no menu Institucional do site da operadora, será constantemente atualizada, segundo a Tim, o que garante que o consumidor tenha acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção.
Na ocasião do lançamento, a superintendente do Procon Estadual da Paraíba, Késsia Liliana, destacou a relevância da iniciativa para proteção dos consumidores do Estado: “sabemos que, atualmente, as fraudes estão cada vez mais sofisticadas e podem atingir qualquer um. Por isso, recebemos com grande satisfação a iniciativa da Tim e esperamos que todos aproveitem ao máximo o conteúdo desta cartilha. Vamos nos unir para combater as fraudes e proteger nossos consumidores”.