Search
Close this search box.

Publicidade

Um livro por vez ou vários ao mesmo tempo?

Compartilhe:
Imagem: Arquivo pessoal

Que tipo de leitor você é?

Daqueles que lê um livro de cada vez porque acredita que assim vai aproveitar e absorver melhor a leitura, ou daqueles que leem dois, três e até mais livros ao mesmo tempo? Esse é um assunto que sempre surge entre leitores.

Continua Depois da Publicidade

Há quem diga que não consegue, por mais que tente, lê mais de um livro ao mesmo tempo. Para esse grupo, os principais argumentos são de que falta concentração para acompanhar mais de uma história, e que a troca-troca de livros não parece nada interessante. Dá um nó na cabeça, dizem. Outros, defendem que preferem concluir uma leitura antes de começar uma outra.

Argumentos válidos, por que não seriam? Dependendo da rotina, pode ser mesmo mais difícil conciliar duas ou mais leituras. E, também, acho que essa escolha é muito subjetiva. É muito possível que em determinado período da vida o leitor opte por ler um livro por vez. Em outros, ler vários ao mesmo tempo.
Existe também o receio de iniciar duas, três leituras, e não terminar nenhuma.

Por outro lado, há os que preferem a leitura simultânea de vários livros. A divisão também é muito subjetiva. Geralmente, um livro mais fino na bolsa ou no carro para momentos na rua ou em salas de espera do médico, por exemplo. Um outro livro na mesa de cabeceira para a leitura antes de dormir. Um calhamaço sempre ao alcance para doses diárias.
Tenho um amigo que confidenciou ler até 10 livros ao mesmo tempo, e consegue terminar todos. Leitor voraz, daqueles que indicam livros dos quais a gente não se arrepende de seguir suas dicas.

Eu estou no meio desses dois grupos. Dificilmente leio um livro por vez, mas gosto de limitar a quantidade para não abandonar ou protelar muito uma leitura. Geralmente me arrisco a ter três leituras em andamento, cada uma de um gênero diferente. O que mais me agrada é: uma leitura do campo profissional, as quais considero obrigatórias; uma biografia ou algo ligado à história; e um livro mais leve, que pode ser um romance ou crônicas, para aliviar o estresse dos dias ferozes do cotidiano.

E você, como faz sua divisão de leitura? Como se identifica como leitor?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *