Quem está descobrindo o incrível mundo do vinho pode ficar cheio de dúvidas do tipo: existe um vinho ideal para iniciantes? Tem um jeito certo de começar a beber vinho?
Tenho que começar dizendo que a resposta para essas perguntas, infelizmente, é não. Mas calma, com o tempo e, principalmente, com a prática, essa escolha se torna mais leve e prazerosa.
Além disso, esses questionamentos são muito válidos e é natural essa sensação de insegurança na hora de comprar um vinho. Afinal, são tantos rótulos, uvas e estilos de vinho, que a escolha acaba se tornando um desafio para quem está começando.
Vamos lá:
O universo que compreende essa bebida é realmente maravilhoso e quase infinito, mas uma escolha ousada neste começo, pode fazer você querer desistir, principalmente por conta da presença de taninos e acidez marcante – prometo que falaremos sobre esses aspectos do vinho mais para frente.
Portanto, comece com uvas mais leves, tanto brancas quanto tintas. Procure entender as características dos vinhos e identificar os elementos que lhe agradam ou não, isso vai te ajudar muito.
Eu costumo dizer que, para beber e gostar de vinho, a gente não precisa necessariamente entender sobre vinho, mas é fato que, ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto te ajuda muito na hora de fazer boas escolhas.
Ah! E o melhor de tudo: a única forma de descobrir nossas preferências é degustando!