O tradicional bloco Virgens de Tambaú vai tomar conta da Via Folia, em João Pessoa, neste domingo (4), a partir das 15h, com a estimativa de receber cerca de 600 mil pessoas. Iago Carneiro, presidente do bloco, destaca a essência da festa como um momento de liberdade para brincar o Carnaval sem preconceitos.
Iago é filho de Sérgio Carneiro, um dos fundadores do bloco, e enfatiza que, embora as Virgens de Tambaú não tenham sido originalmente criadas para o público LGBTQIA+, atualmente, abraçam essa comunidade. Ele ressalta que o bloco proporciona um ambiente onde todos podem se divertir sem julgamentos, promovendo o respeito durante toda a festa.
“É uma oportunidade anual de ser feliz como não somos em nenhum outro momento do ano”, comenta Iago Carneiro.
Zeba Lyra, diretor e fundador do bloco, relembra que as Virgens de Tambaú surgiram a partir de um grupo de amigos que, durante o Carnaval, costumava viajar para Olinda, em Pernambuco. No entanto, em determinado ano, decidiram desfilar pelas ruas de João Pessoa vestidos com trajes femininos, dando origem ao bloco.
Entre as atrações deste ano estão Gracinha Teles, Jairo Madruga, Felupe, Banda Megaxé, Dodó Pressão, Henry Freitas, Aldair Playboy, Luka Bass, Myra Maya, Banda Abala e Filipe Santos. A concentração será às 15h na Via Folia – Av. Epitácio Pessoa. Os trios elétricos começam a descer a avenida em direção ao Busto de Tamandaré a partir das 17h.
Além do bloco Virgens de Tambaú, outros eventos carnavalescos também animarão João Pessoa neste domingo, como os desfiles dos blocos Viúvas da Torre e Cortejo de Tambores.