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Imposto de Renda 2024: informe de rendimentos precisa ser enviado até 29 de fevereiro

O documento de ganhos é essencial para completar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2024 (IRPF).

Foto: Divulgação
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Empregadores têm até 29 de fevereiro para enviar informes de rendimentos aos funcionários referentes a 2023. O prazo é o mesmo para bancos e corretoras, que devem disponibilizar o documento de aplicações financeiras. A entrega pode ser feita por correio ou digitalmente, por e-mail, internet ou intranet. Informe de rendimentos para o Imposto de Renda 2024 deve ser enviado até 29 de fevereiro.

O que é o informe de rendimentos? É um documento que detalha os valores recebidos por uma pessoa física durante o ano para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

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O que contém no documento? Informações como total de rendimentos tributáveis, descontos do INSS, rendimentos tributáveis na fonte, como 13º salário, imposto de renda retido na fonte (se houver), rendimentos isentos, como venda de férias, e despesas com plano de saúde ou odontológico coletivo.

Para que serve o informe de rendimentos? É necessário para preencher a declaração do IRPF 2024, cujo prazo sem multa vai de 15 de março a 31 de maio deste ano.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2024? Obrigatório para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos. A tabela progressiva mensal foi alterada, elevando o limite de aplicação da alíquota zero para R$ 2.259,20.

Contribuintes com rendimentos de até R$ 2.824 mensais têm isenção devido ao desconto simplificado de R$ 564,80. A Receita orienta guardar os informes de rendimentos por, no mínimo, 5 anos, juntamente com outros documentos comprobatórios.

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