Search
Close this search box.

Publicidade

Com menos de 40% da população vacinada, casos de doenças respiratórias graves aumentam na PB

Governo promove Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (18), com diversos pontos de imunização em João Pessoa.

Foto: Reprodução / Secom-JP
Compartilhe:

Menos da metade da população paraibana está vacinada contra a influenza, com apenas 38,74% do público-alvo imunizado. O governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), organiza o “Dia D de Vacinação contra Influenza (gripe)” no próximo sábado (18), visando ampliar a cobertura nos 223 municípios. Este será o segundo Dia D da campanha, que faz parte da “26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”.

+ Doenças respiratórias mataram 199 paraibanos em 2024

Continua Depois da Publicidade

A vacina da gripe foi estendida a toda a população não vacinada a partir dos seis meses, embora o foco permaneça nas crianças e idosos. A SES destaca a importância de intensificar a imunização nesses grupos prioritários, pois são os mais suscetíveis a complicações. Até agora, 530.677 pessoas foram vacinadas, o que representa apenas uma parte do público-alvo de 1.564.374 pessoas. Neste sábado, João Pessoa terá vários pontos de vacinação, incluindo o Home Center Ferreira Costa, shoppings Sul e Tambiá, e diversas Unidades de Saúde da Família, das 8h às 12h.

Enquanto o governo da Paraíba se mobiliza para aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, um decreto assinado pelo governador João Azevêdo (PSB) declara situação de emergência em saúde pública em todo o território do estado. Isso se deve ao preocupante aumento de casos de doenças respiratórias graves, conforme o Boletim Epidemiológico nº 4-2024 da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Houve um alarmante crescimento de 342,14% nos casos de Influenza A em comparação com o mesmo período do ano anterior, além de um aumento significativo nos casos de Covid-19. A maioria dos óbitos por Influenza ocorreu em várias cidades paraibanas, evidenciando a gravidade da situação.

Compartilhe: